O melhor da canção alemã no câmpus

O Domingo no câmpus, série de concertos de música erudita promovida mensalmente pelo UnicenP – Centro Universitário Positivo, celebra hoje, na terceira apresentação de sua temporada de encerramento,  a música de Mendelssohn, Schubert, Tchaikovsky e Brahms. Os compositores serão homenageados nas vozes de Gabriella Pace e Adriana Clis e no piano de Gilberto Tinetti. A temporada de encerramento do Domingo no Câmpus que acontece desde 22 de outubro e vai até 26 de novembro tem como tema ?O melhor da música de câmera?.

O concerto deste domingo traz a música vocal alemã, o chamado lied. ?É uma forma importante de expressão que nós executamos poucas vezes em nosso programa?, diz o maestro Osvaldo Colarusso, assessor musical da Pró-Reitoria de Extensão do UnicenP e diretor artístico da série. O lied é uma forma musical que tem origem no Romantismo alemão. Trata-se de uma canção normalmente composta para um cantor, mas que comporta também mais de um solista. No lied, a obra tem sua estrutura musical, normalmente de grande complexidade harmônica, construída a partir de um poema, adaptando-se sempre ao texto.

?O repertório desta apresentação traz duetos de vozes femininas?, conta Colarusso. Entre as peças previstas na programação estão Gretchen am Spinnrade, de Schubert, considerado o maior mestre do lied, composta sobre o poema Fausto, de Goethe; e Lágrimas, de Tchaikovsky, autor russo que também compôs canções à moda do lied.

Os músicos

A soprano Gabriella Pace iniciou seus estudos musicais e de canto com seu pai, o tenor e violista Héctor Pace. As bolsas de estudos da Fundação Vitae que ganhou em 1997, 1998, 1999 e 2001 permitiram o aperfeiçoamento de seus estudos de canto com a renomada professora Leilah Farah e de repertório com a pianista Vânia Pajares, no Brasil, além do maestro Pier Miranda Ferraro em Milão, na Itália. Atualmente, prepara seu repertório com o pianista Ricardo Ballestero. Venceu o 1.º Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão, em 2000, e em 2001 recebeu o prêmio ?Bolsa de Estudos para Jovens Vozes Promissoras? da Fundação Lucia Valentini Terrani, durante a 16.ª edição do Concurso Internacional de Canto Lírico ?Iris Adami Corradetti? em Pádua, Itália. Também conquistou o segundo lugar no 2.ª Concurso Internacional de Canto Lírico ?Renata Tebaldi?, em Milão, Itália. Gabriella ainda foi premiada com o Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita na categoria ?Destaque Vocal Feminino? em 2003.

Serviço:

Domingo no câmpus, O melhor da música de câmara, hoje, às 11h, no Teatro UnicenP – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300. Campo Comprido (estacionamento 8). Ingressos: R$ 10,00. Estudantes pagam meia.

Informações: (41) 3317-3283 ou pelo Portal do UnicenP: www.unicenp.edu.br/cultura

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo