Temas como morte, imortalidade, sexualidade, revolta e tentação sempre suscitaram o imaginário humano. Sobre o tema, o editor Milton Mira Assumpção Filho lança a “O Livro dos Vampiros ? A Enciclopédia dos Mortos-Vivos ? 2ª Edição”, de J. Gordon Melton.
Para escrever “O Livro dos Vampiros”, o autor pesquisou o tema meticulosamente e organizou os verbetes em ordem alfabética. A obra inclui um histórico cultural dos vampiros; os endereços de sociedades de vampiros em todo o mundo; a filmografia completa; os jogos de vampiros; sua influência na ópera e no balé; e uma lista de novelas sobre o assunto.
As entradas de A a Z, cada uma com uma bibliografia curta, incluindo lendas sobre vampiros em mais de 30 regiões geográficas diferentes, com um detalhado “quem é quem,” além dos tópicos que variam de unhas à sexualidade, de Camarilla a Szekelys.
A edição brasileira não poderia deixar de citar os verbetes de Antônio Calmon, autor das novelas Vamp e o Beijo do Vampiro (Rede Globo) e o vampiro de Curitiba, Dalton Trevisan, autor de Cemitério de elefantes, Noites de Amor em Granada e Morte na Praça, entre outros.
Lançada pela primeira vez em 1996, a obra de J. Gordon Melton tornou-se best-seller e foi eleita “a melhor obra de não-ficção sobre vampiros do século”.
Nesta nova edição revisada e ampliada de “O Livro dos Vampiros”, que inclui mais de 200 imagens, muitas delas inéditas; mais de 30 fotos coloridas, e mais de 100 novos verbetes, Melton aprofunda-se nas tradições, mitos e relatos verídicos sobre os vampiros e suas lendas no mundo todo. Cobre, também, os aspectos históricos, literários, mitológicos, biográficos e populares de um dos temas mais envolventes que se conhece.
Tópicos principais:
– Angel (de Buffy, a Caça-Vampiros);
– Dracula ?97 Centennial Celebration;
– Vampiros bons;
– Tratamento mais detalhado dos principais clãs do RPG Vampire: The Masquerade
– Marilyn Mason;
– Poppy Z. Brite;
– David Skal;
– The Vampire Chronicles;
– Fãs-clubes de vampiros: cobrindo os Estados Unidos e o Reino Unido;
– Vampiros na Internet;
– Cults de vampiros, e o matador de “vampiros” Roderick Ferrell;
– Arquivo-X:
– Antônio Calmon;
– Dalton Trevisan.