“O que você está prestes a ouvir é puro vocal humano, sem instrumentos ou efeitos de som”. É assim que começa um vídeo que já conta com mais de quatro milhões de acessos na rede social YouTube.
Os responsáveis pela façanha são os israelenses do Voca People, que se apresentam hoje à noite em Curitiba. O grupo faz performances musicais e cômicas apenas com a voz. A apresentação faz parte da turnê brasileira que ainda passará por Brasília e Rio de Janeiro.
De acordo com o diretor artístico do Voca People, Lior Kalfo, a promessa do grupo é surpreender os curitibanos com a interpretação de músicas conhecidas, mas com toques no mínimo peculiares.
“Nossa expectativa é muito grande, pois temos a base do que aconteceu na apresentação em Porto Alegre. Lá o pessoal nos aplaudiu intensamente durante vários minutos, ficamos muito animados com isso. Em Curitiba não será diferente, vamos repetir a dose e fazer o público vibrar muito”, garante.
Durante o show, o Voca People se comunica apenas por meio de expressões vocais, mas para dar um ar ainda mais instigador ao público, eles se autodenominam aliens do Planeta Voca.
“Existe toda uma magia ao redor do Voca People. Isso fica muito presente no palco não apenas pela música, mas pelo clima todo e até mesmo pelas roupas e artefatos que eles sobem em cena”, explica o produtor do grupo no Brasil, Freddy Carvalho.
Com um repertório eclético, os aliens do Voca People se comunicam com qualquer tipo de audiência. O grupo é composto de três vozes femininas (contralto, mezzo e soprano), três masculinas (baixo, barítono e tenor) e outros dois integrantes especializados em beat-box, que reproduzem com perfeição sons de bateria, guitarra, baixo e trombone.
Durante o show, que dura aproximadamente 1h40, as músicas passam por várias épocas, que vão desde o rock, canções românticas, temas de cinema até música clássica.
Como se a interpretação das músicas apenas com a voz não bastasse, o Voca People também apresenta uma performance cômica teatral durante o show. Para o produtor, “a música do Voca People está em todo lugar, em todos os elementos que circundam a natureza e até mesmo das criaturas vivas, como os seres humanos. Quando isso é interpretado pelos aliens tudo fica muito engraçado”, afirma.
O elenco, liderado Kalfo, conta com Boaz David (bateria, didgeridoo, efeitos sonoros e percussão), Yinon David (bateria, percussão, efeitos sonoros e scratching), Eyal Cohen (voz, tuba, baixo elétrico, baixo acústico e gaita de fole), Zora Adi (voz, guitarra, percussão, trompete e violino), Oded Goldshtein (voz, guitarra, percussão, saxofone e gaita de fole), Adi Kozlovski (voz, guitarra, violino e trompete), Naama Levy (voz, percussão, guitarra e violino) e Rahmin Liraz (voz, percussão, guitarra, trompete, gaita de fole e violino). “Todos repercutem com a voz o sons desses instrumentos. Em nenhum momento utilizamos nenhum deles”, ressalta Kalfo.
Serviço
O show do Voca People será hoje, às 21h, no Grande Auditório do Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, em Curitiba). Os ingressos têm valor único de R$ 50 e podem ser adquiridos através do Disk Ingresso (www.diskingressos.com.br ou 3315-0808). Maiores informações pelo site www.thevocapeople.com.br.