Foto: Divulgação

Tetê Espíndola promete um show percussivo e interativo.

continua após a publicidade

De hoje até domingo, Curitiba recebe a interpretação sul-mato-grossense da natureza. São pássaros e outros elementos do meio ambiente que chegam à cidade, na voz e nos arranjos de Tetê Espíndola. No Teatro da Caixa, a cantora, intérprete e compositora se apresenta às 21h, nos três primeiros dias, e às 19h no último. Ela traz o repertório do novo CD Evaporar, antigos sucessos e promete um show ?muito percussivo e interativo?.

?A estrela maior do show e do meu novo trabalho é a craviola. O instrumento, de 12 cordas, inventado por Paulinho Nogueira, é uma mistura de violão com viola. Tem um som estridente e único, pelo qual me apaixonei há mais de trinta anos?, apresenta a artista. Ela diz que é sobre esse instrumento que todas as composições dela são feitas. E é exatamente esse lado – de Tetê compositora – que nesta fase está em voga.

?O grande público me conhece como intérprete?, assume a cantora. Porém, ela completa que ?sempre reparti bem esse lado da intérprete com o da compositora?. ?De uns tempos para cá, a intérprete estava mais alimentada. Porém, depois de passar 20 dias, com o projeto Água dos Matos, apresentando para a comunidade ribeirinha, desde o Rio Cuiabá até o Rio Pantanal, tive inspiração direta e comecei a produzir?, revela.

Há ainda uma terceira presença que também é muito marcante na música de Tetê. ?O lado intérprete e o lado compositora sempre estão ligados pelo lado arranjadora. Eu gosto muito de inventar e fazer a música do meu jeito. É muito eu?, afirma.

Trajetória

continua após a publicidade

Como ela mesma conta, ?nasci na música?. Entre os oito irmãos da família Espíndola, de Campo Grande (MS), apenas uma não é artista. São cantores, compositores, poetas, instrumentistas ou artistas plásticos. ?Desde a infância, quando eu escutava minha mãe cantando, eu lembro da música. Aos cinco anos, eu ficava embaixo do piano, onde meus tios trigêmeos tocavam em seis mãos. Tenho todas as oitavas na minha cabeça?, lembra. Aos 14 anos, ela ganhou – com uma música do irmão, Geraldo – o primeiro festival de música, na própria cidade natal. Aos 20 anos ela foi para São Paulo e ?fui à luta?. Até hoje, com o Evaporar, ela já gravou 15 CDs.

Show

Junto com Tetê, se apresentam, em Curitiba, os músicos Sandro Moreno (na bateria e percussão) e Marcelo Ribeiro (no baixo). Os ingresso custam entre R$10 e R$20. O Teatro da Caixa fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280.