Quando eu morrer, escrevam que fui poeta,
que muito amei e fui temente a Deus;
e que fiz da Poesia a flor dileta
para brindar aos nobres e aos plebeus…
(Harley Clóvis Stocchero, 16 de novembro de 1998.)
O celebrante Darci R. Catafespa, frei capuchinho, mencionou: ?Dr. Harley, que por muitas vezes elevou a auto-estima da população, é um patrimônio do município. Não é qualquer cidade que tem alguém que ocupou a cadeira n.º 6 da Academia Paranaense de Letras?.
Após a bênção final do sacerdote, as netas Melina e Geovana, emocionadas, recitaram as poesias O desafio e Meu avô.
Renato Pedroso, presidente do Centro de Letras do Paraná, em um dos seus artigos publicados no O Estado do Paraná, frisou que, nas terças-feiras, geralmente o poeta de Tamandaré trazia um soneto recém-elaborado. Para reforçar a fala do desembargador, lembro que era comum verificar em Dr. Harley a pratica da doação de livros, ato que impulsionava o gosto pela leitura e demonstrava desprendimento. Aos 26 de junho de 2002 estive em sua residência e ganhei o livro Do fundo da Bateia. Neste, lê-se na trova 2:
Não pode ser infeliz
o que trova com amor;
quem faz o outro feliz
deixa de ser sofredor.
Walkíria M. Bini, documentadora escolar do Estado do Paraná (representante do município de Almirante Tamandaré), afilhada e prima do homenageado, lembra: Ele era amigo de todos. Não desprezava a palavra dos jovens. Era exemplo no seu procedimento com relação ao amor, ao carinho, a fé e a pureza de coração.
De acordo com Doroti de S. Coelho, diretora da escola citada acima, Dr. Harley era aquele poeta sonhador que acreditava nas coisas e nas pessoas, via em tudo apenas o lado bom, humano e reconciliável.
Foi lutador, atuante na vida comunitária, autor da letra do hino do município de Almirante Tamandaré, daí a importância de batizar com seu nome alguma casa cultural do município. Sugiro o nome para a biblioteca municipal, situada no bairro Cachoeira, por merecer esta homenagem.
PS: ?A direção do Colégio Estadual Ângela Sandri Teixeira se entristece pela perda irreparável do poeta Harley Clóvis Stocchero, que esteve presente em grandes momentos no estabelecimento de ensino onde participava na escolha de poesia e recitais e várias vezes foi homenageado devido a sua grande capacidade intelectual e por ser uma pessoa exemplar?. (Adriane Trevizan)
Claudinei Benatti, professor de língua portuguesa do colégio, vem trabalhando as poesias do poeta de Tamandaré.
Jorge Antônio de Queiroz e Silva é do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.