Adição de última hora no lineup do Fashion Rio, Bianca Graham Ferreira abriu ontem o penúltimo dia de desfiles. A estilista recebeu os convidados na sua loja-ateliê, aberta há poucos meses no centro velho fluminense. Apesar de novata, Bianca tem um histórico familiar em moda e uma boa dose de conhecimento. A moça é filha de Ricardo Ferreira, fundador da cadeia de lojas Richard’s, e já estudou em Milão, Londres e Paris, depois de se formar em moda no Brasil.

continua após a publicidade

Assim como o pai, Bianca faz moda masculina e gosta de fugir dos looks formais, terno e gravata, mas mantendo a elegância. Suas roupas são basicamente em linho algodão e refletem contemporaneidade. Uma camisaria estritamente masculina e calças confortáveis para aqueles que querem sair da mesmice.

No inverno, lã fria também faz parte da coleção. “Minha maior inspiração são os homens, independente da idade, peso ou altura. Quando me perguntam por que uma mulher fazendo roupa para homem, eu digo que gosto de observá-los, conhecê-los”, diz Bianca.

Ela é firme também na proposta de seu trabalho. O ateliê funciona como uma loja, com grade, variedade de modelos, mas muitas peças são sob medida, feitas especialmente para o cliente. “Claro que quero ampliar meu tamanho. Mas quero crescer no meu tempo, sem perder o que as pessoas reconhecem aqui… A individualidade do meu trabalho.”

continua após a publicidade

Dedicada à alfaiataria manual, ela diz que gosta de colocar a mão na massa. Nota-se pelos bordados, inspirados nas tradições nordestinas, pela atenção especial aos detalhes, aos botões, etc.

Desfilou ontem também a grife das cariocas Bianca e Camila Bastos. Em sua segunda participação no Fashion Rio, a Espaço Fashion, que é sucesso comercial no Rio de Janeiro, explorou espaços vazios, silenciosos e gelados. Um toque rústico dentro do universo delicado, feminino e suave que propõe a marca. Muitos vestidos e casacos inflados com calças mais ajustadas. As cores são o preto, off-white e vários tons de azul, verde e rosa.

continua após a publicidade

Pessoas comuns e estilosas foram a inspiração da Ausländer, quarta grife a se apresentar ontem. Estreante nas passarelas, a grife apresentou roupas confortáveis, feita para quem anda na rua, com mochila nas costas e o braço cheio de sacolas de compras. As mulheres ganharam blazers que parecem que foram emprestados dos namorados, alfaiataria misturada com malha, cintura alta e bem marcada tanto nas minissaias quanto nas calças com volume, e jaquetas de couro para complementar o look. Os homens circularam com camisaria, blazers e jaquetões. A parte de cima ganha volume quando as calças estão mais secas e vice-versa.

Na cartela de cores, preto, branco, vermelho, azul marinho e uva. Os sapatos foram criados em parceria com a designer Constança Basto e as peças de couro, com a estilista Patrícia Viera.

Juliana Jabour, Elisa Chanan e Acquastudio também desfilaram sua coleções ontem. Fecham hoje a edição outono-inverno 2009 do Fashion Rio, as grifes Francisca, Ivan Aguilar, Kylza Ribas, Márcia Ganem e Complexo B.