NovoMuseu será aberto em novembro

O governador Jaime Lerner anunciou ontem que o NovoMuseu será inaugurado no dia 21 de novembro, com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso. O NovoMuseu será o maior e mais moderno museu do Brasil, com cerca de 40 mil metros quadrados de área construída, 16 mil deles destinados a exposições. A área total onde ficará instalado tem 144 mil metros quadrados, e inclui bosque e a Aldeia da Cultura.

Para Lerner, o que torna o NovoMuseu especial não é apenas o tamanho ou a rapidez da sua construção, mas também sua destinação e o projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. O espaço abrigará o acervo do mexicano Pascual Gutiérrez Roldán, com 400 obras, que reúne importantes nomes da Escola Mexicana nos anos 20, a Mostra Matéria-Prima, Mostra de Arte Paranaense, Mostra Niemeyer, Design (cadeiras), Exposição Urbanística de Curitiba e Pátio de Esculturas (jardim interno do museu).

Niemeyer

O projeto de Niemeyer remodela totalmente o edifício Castelo Branco, também projetado por ele em 1964. “É a primeira obra que o Oscar Niemeyer recicla e ele está fazendo isso, com toda a criatividade e brilhantismo, aos 95 anos de idade”, comentou Lerner. O prédio original, com 27 mil metros quadrados divididos em três pisos, onde funcionavam algumas secretariais estaduais e outros órgãos do governo, está sendo totalmente reformado e será espaço de exposições temporárias e permanentes.

Um grande “olho” está sendo construído anexo ao prédio e abrigará duas salas de exposições, uma de 1.700 metros quadrados, no andar superior, e outra, no inferior, de 900 metros quadrados. Na torre serão instalados três elevadores ligando o espaço superior ao térreo e ao subsolo, onde haverá uma ligação com o prédio já existente.

O museu terá ainda um auditório para quatrocentos lugares e uma sala de setenta lugares, além de um espaço para reserva técnica, com docas para carga e descarga de obras e materiais de preparo de exposições, guarda de embalagem e área de quarentena para obras que chegarão ao museu. Todo o espaço terá controle informatizado de temperatura e umidade de ar. A segurança será reforçada com um circuito interno de televisão.

Inovações

A tecnologia é outra estrela do NovoMuseu. Por videoconferência, Niemeyer acompanha, do Rio, toda a obra, 24 horas por dia. O mesmo sistema vai garantir o acesso de estudantes de todo o Paraná ao museu. “Alunos poderão ter uma aula, ver uma exposição ou assistir a uma palestra feita no NovoMuseu”, explicou o secretário de Assuntos Estratégicos, Alex Beltrão, responsável pelo acompanhamento das obras.

O investimento na obra é de US$ 13 milhões. “A expansão do Museu de Arte Moderna de Nova York custou US$ 400 milhões. Com 3% disso estamos criando o maior museu do País”, comentou Lerner.

Krajcberg dá palestra na capital

Lerner recebeu ontem o escultor, pintor, gravador e fotógrafo polonês naturalizado brasileiro, Franz Krajcberg, que se disse impressionado com o projeto do NovoMuseu. O artista está em Curitiba a convite da Secretaria de Estado da Cultura para participar, como palestrante, da exposição O Coração do Brasil, na Casa Andrade Muricy. Krajcberg fará palestra hoje, às 10h, na Biblioteca Pública do Paraná, sobre arte e participação.

Durante a visita, Krajcberg falou sobre seu projeto mais recente, a criação de dois espaços ecológicos, um em Viçosa, sul da Bahia, e outro em Paris, na Avenue du Maine, no bairro de Montparnasse, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2003. O espaço que está sendo organizado no Brasil é financiado pelo próprio Krajcberg e o de Paris pela Prefeitura da capital francesa.

O artista disse que nesses dois espaços serão feitas pesquisas sobre ambiente e que haverá intercâmbio entre estudantes brasileiros e franceses. “Não quero a arte pela arte, isso não tem sentido. Para mim, arte também é participação e está ligada à evolução do homem.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo