O “fim do mundo” fica no extremo Sul da Argentina. E, para o SBT, isso pode render um bom “reality-show”. É na Patagônia – lugar de montanhas geladas, bosques milenares, rios, cavernas e muita neve – que 60 representantes de cinco países, entre eles o Brasil, vão disputar o título de “O Conquistador do Fim do Mundo”, nome do programa que ainda não tem data para estrear em 2003.
O novo “reality-show” é uma produção da hispano-argentina Promofilm, que vendeu os direitos de exibição para o SBT e emissoras do Chile, Equador, México e Estados Unidos. Cada país terá seu próprio apresentador. No Brasil, o programa ficará sob o comando de Celso Portiolli. “Vou gravar na Patagônia e ficarei lá por dois meses, entre janeiro e março do ano que vem”, adianta Celso.
Durante sete semanas, os 12 representantes que integram cada equipe vão enfrentar provas como travessia de lagos e montanhas cobertas de neve – com temperaturas que podem chegar a 30º C negativos. Após cada trecho percorrido, uma assembléia elegerá o novo líder do grupo e o participante a ser eliminado. No final do percurso, vão restar apenas um representante de cada país.
Vence a competição aquele que chegar primeiro à Terra do Fogo. Além de carro e caminhonete, o vencedor terá um ano inteiro para viajar pelo mundo com tudo pago. “Esse tipo de programa pode despertar sensação parecida com a de torcer pelo país, como acontece na Copa do Mundo”, valoriza o Superintendente de Operações do SBT, Alfonso Aurin.
O programa está orçado em US$ 5 milhões e, para viabilizá-lo, a Promofilm apresentou o projeto em feiras para empresários de televisão durante três anos consecutivos. O SBT logo se interessou, mas era necessário fechar contrato com cinco emissoras para dividir os custos de produção.
As outras que firmaram acordo – e vão desembolsar US$ 1 milhão cada uma -são a TV Asteca, do México, a Telemundo, dos Estados Unidos, a Gamma Vision, do Equador e o Canal 13, do Chile. “Acreditamos no formato desde o início. Isso facilitou a negociação e não permitiu a ação da concorrência”, diz Alfonso, em alusão a um possível interesse da Globo no programa.
Inserções
O SBT não dá detalhes sobre a forma de exibição do programa. Mas comenta-se que haverá inserções diárias do “reality-show” na programação. No fim de semana, “O Conquistador do Fim do Mundo” deverá ter um espaço maior, com a final da prova, a assembléia das equipes e a eliminação de um participante de cada país.
Celso Portiolli – que apresenta o programa “Curtindo Uma Viagem”, no SBT, conta, aliviado, que não precisará ter o mesmo preparo físico dos competidores. Mesmo assim, acha que a disciplina de malhação na academia lhe dará o condicionamento físico necessário para os momentos mais difíceis. “Meu maior receio é o frio quase antártico de lá”, confessa.
Para se candidatar
Os candidatos a participar do programa precisam ter mais de 21 anos, residir legalmente no país e estar em ótimo estado de saúde física e psíquica, além de saber nadar. As inscrições podem ser feitas pela Internet até 15 de dezembro. O endereço é “www.sbt.com.br”, com “link” para “oconquistadordofimdomundo”. A seleção dos participantes, assim como a produção e direção do programa, ficam a cargo da Promofilm. A Celso Portiolli, fica a incumbência de dar o “toque brasileiro” à produção. “Ninguém vai passar fome nem comer bichos gosmentos”, avisa Alfonso Aurin.