Depois de três edições, o SBT resolveu investir em um conceito diferente para a atual versão do “reality-show” Casa dos Artistas. O programa que estréia no dia 15 de agosto mantém o título original, mas os “quase-famosos” que o justificavam foram deixados de lado. Desta vez, o público vai acompanhar o dia-a-dia de ilustres desconhecidos, que têm em comum o sonho de se transformar em estrelas de novelas de tevê, algo mais próximo de similares como o Fama, exibido pela Globo, ou o Popstars, da própria emissora de Silvio Santos, que do formato original. Batizado de Casa dos Artistas Apresenta: Protagonistas de Novela, o projeto vai garantir ao vencedor a oportunidade de protagonizar uma das próximas produções de teledramaturgia da emissora.
Responsável pela seleção e preparação dos candidatos, o diretor Nilton Travesso aposta na identificação do público. “O brasileiro curte teledramaturgia. E vai gostar de acompanhar a trajetória de pessoas que chegam aqui com a ambição do sonho, da magia da tevê”, acredita.
A idéia do programa foi inspirada em Protagonistas de Novela, formato criado pela produtora argentina Promofilm. Durante nove semanas, os candidatos passarão 24 horas vigiados por câmaras dentro de uma casa equipada com estúdio de tevê. Lá, receberão treinamento intensivo e participarão de improvisações, testes e encenações.
A cada semana, dois participantes serão indicados pelos professores à eliminação, cabendo ao público a decisão final.
Nilton não vê nenhum problema no fato de delegar aos telespectadores a tarefa de decidir quem vai sair do programa com um contrato assinado com a emissora. E mais: com a responsabilidade de “segurar” uma novela por cerca de seis meses. “A dramaturgia faz parte da nossa cultura. Afinal, há quase 40 anos, a Globo baseia quase toda sua programação nisso, desde os infantis, com o Sítio do Pica-Pau Amarelo, até as novelas, passando pelo Vídeo Show”, pondera o diretor, para quem o público já criou seus próprios critérios para avaliar o que vê nas novelas. “Não tenho dúvidas de que o público sabe o que quer. Pelo menos, nesta área”, brinca. A diretoria da emissora, por sua vez, parece não ver muita novidade no fato de escolher assim seu elenco. “A descoberta de novos talentos faz parte da filosofia do SBT. Prova disso foi a vencedora da primeira edição de ?Casa dos Artistas? ter sido protagonista de Marisol, destaca a coordenadora de comunicação da emissora, Ulda Toledo.
Inspiradora
De fato, a trajetória de Bárbara Paz pode até ter servido de inspiração para a mudança de rumos do Casa dos Artistas. Afinal, se a moça não teve testados seus dotes artísticos, o mesmo não se pode dizer de sua popularidade. Os integrantes do novo programa terão sobre ela a vantagem de passar por um verdadeiro “intensivão” durante o período que permanecerem no ar. O diretor Nilton Travesso está selecionando professores de expressão corporal, expressão vocal, interpretação, história do teatro brasileiro e comportamento frente às câmaras. “Não vamos usar os candidatos sem saber de seu verdadeiro potencial. Vamos respeitar as particularidades de cada um”, valoriza.
O processo de inscrições terminou na semana passada com 87.171 candidatos. Destes, serão selecionados 7 homens e 7 mulheres para disputar a vaga no elenco do SBT. O programa vai ao ar aos domingos, em horário ainda não definido, com a apresentação de Silvio Santos. Ao longo da semana, será mostrado o que se passa na casa, nas aulas e nos testes, que contarão com a participação dos atores de Seus Olhos. “Acho que teremos uma resposta muito melhor dos candidatos se eles dialogarem com profissionais já atuantes no mercado. E, para o público, vai ser interessante ver a cena da novela interpretada pelo ator e pelo candidato”, aposta Nilton.