Uma das maiores bandas de rock do mundo, a irlandesa U2 acaba de tornar-se mais uma vítima da insidiosa mão-leve da internet. No fim de semana, para espanto dos roqueiros torcedores do Celtic, surgiu inteirinho na rede, em sites como o www.suprnova.org, o novíssimo disco da banda, How to Dismantle An Atomic Bomb (Interscope Records), previsto para ser lançado somente em 22 de novembro.

A banda, que já vendeu mais de 120 milhões de discos, escondia o álbum a sete chaves, mas isso não impediu que surrupiassem uma cópia do disco no início do ano, durante uma sessão de fotos do grupo na França. As informações são da New Musical Express, que já havia noticiado que o novo disco de Eminem, Encore, também apareceu antes na rede, o que fez a gravadora antecipar seu lançamento para esta quinta-feira.

No início do ano, o cantor Bono Vox, do U2, havia dito que um possível vazamento do álbum antes da hora faria o grupo antecipar o lançamento, possivelmente via iTunes. “Se sair na internet esta semana, nós lançaremos imediatamente para download legal no iTunes, e mandaremos CDs para as lojas no fim do mês. Seria realmente um transtorno. Passaria por cima de anos de trabalho e meses de planejamento, sem dizer que ferraria com nossos feriados. Mas, uma vez que saiu, está na área”, disse Bono.

Segundo a NME, o disco tem as seguintes faixas: Vertigo, Miracle Drug, Sometimes You Can’t Make It on Your Own, Love And Peace or Else, City of Blinding Lights, All Because of You, A Man and A Woman, Crumbs from Your Table, One Step Closer, Original of the Species, Yahweh e Fast Car.

Formada em Dublin em 1978, o U2 segue com a mesma formação desde então: Bono, Larry Mullen (bateria), Adam Clayton (baixo) e The Edge (guitarra e teclados). Já ganhou 14 prêmios Grammy e seu último disco, All That You Can’t Leave behind, foi lançado há quatro anos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade