Se você assiste à novela Em Família todos os dias já deve ter ouvido a música Reggae do Horto na trilha sonora, mas talvez não saiba qual é a banda que canta essa baladinha leve que normalmente embala as cenas que se passam na faculdade que Luiza (Bruna Marquezine), André (Bruno Gissoni), Bárbara (Polliana Aleixo) e outros personagens frequentam. Trata-se da banda Zignal, que acaba de lançar o CD que contém esta música, Virado. O álbum, além de muito reggae, tem pegadas rock e ska, mas tudo harmonizado melodicamente.
A banda nasceu em Brasília, quando o vocalista Tom chegou à cidade para estudar Relações Internacionais. Lá, conheceu o baixista Gringo, que pretendia seguir carreira como engenheiro. Mas a música falou mais alto e logo estavam tocando juntos e acumulando público às pencas nos shows. Os dois foram para São Paulo em seguida, onde chamaram o baterista Gudino e, por meio do Twitter, tiveram a indicação de Roman Laurito, baixista do Tihuana, de um compatriota argentino para a guitarra, Pablo. Estava formado o quarteto. Sem pressa, iniciaram a pré-produção de Virado, que acaba de ficar pronto.
O CD é repleto de letras existenciais, uma característica da banda, que se preocupa tanto com o legado que vai deixar para o mundo que planta uma árvore em cada cidade em que se apresenta. Fora isso, alguns sons, como Reggae do Horto, inclusive, lembram uma sonoridade do Red Hot Chili Peppers, mesclada, muitas vezes, com acordes que também fazem referência a Queens of the Stone Age. Desta forma, a música Todo Mundo Chora, última do disco, é um belo exemplo desta forma de pensar o reggae adotada pelos integrantes do Zignal, misturando um pouco de todos os universos da banda. Todos agradavelmente familiares. Como as bandas com assinatura própria o fazem.