No feriado desta quinta-feira (12), o horário de visitas aos espaços de exposição da Prefeitura de Curitiba será especial, com exceção do Centro Cultural Solar do Barão e do Memorial de Curitiba, que estarão fechados de quinta-feira (12) a domingo (15) para a montagem de novas mostras. As demais salas voltam a funcionar em horário normal, a partir de sexta-feira (13).
O roteiro de domingo (15), tem a abertura, às 11h, no Museu de Arte Sacra de Curitiba, da exposição "O Vendedor de Santo – Homenagem a João Urban", reunindo gravuras digitais e poemas do artista paranaense Luiz Rettamozo. As obras foram inspiradas, segundo o autor, pelo livro "Aparecidas", feito pelo fotógrafo João Urban em parceria com Suzana Barreto. A mostra permanece aberta ao público até o dia 19 de novembro.
Com instalações premiadas nas edições de 1975 a 1978 do Salão Paranaense de Artes e 14ª Bienal de São Paulo, Rettamozo tem participações no Salão Nacional de Arte do Rio de Janeiro e em exposições e espetáculos no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de mostras no Japão e em Portugal.
O artista criou o mural "Céu-chão", no hall do Colégio Medianeira e é autor dos livros "Nuvem Menina" (infantil), "Para refletir use o espelho" (poemas gráficos), "Não fique doente" (ficção – interferências) e "Rettamorfose" (arte/processo). Também lanço o CD infantil "Música Boa pra Cachorro" e as peças de teatro "Bichomem" (com Paulo Vítola e Marinho Galera" e "Vampiração Total".
Exposição itinerante
Outra opção para este fim de semana é a "ação-caminhada" que a artista plástica Leila Pugnaloni faz neste sábado (14), ao lado de 22 artistas paranaenses. Os participantes saem da Galeria Ybakatu (Rua Itupava, 414) em direção à Casa Hoffmann, onde será instalado o trabalho de autoria de Leila, intitulado "Jardins Transportáveis".
A obra é constituída por uma série de carrinhos, em que estão plantados pequenos vegetais. Neles também se encontram desenhos e referências a trabalhos de outros artistas de Curitiba. A instalação permanece na Casa Hoffmann até o dia 25 de outubro, quando se deslocará para outro espaço cultural da cidade. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, exceto feriados. A entrada é gratuita.
