Nova versão de “Oriundi” no Chile

O longa-metragem Oriundi, com Anthony Quinn, rodado em Curitiba em 1998, é o filme que abre o Festival Internacional de Cine de Viña del Mar, no Chile, amanhã (6), às 20h (horário local). Quinn será homenageado postumamente no evento. A novidade é que o filme será apresentado em sua versão final, editada pessoalmente por Quinn. Antes de sua morte, em junho do ano passado, o lendário ator usou toda a sua experiência em cinema para dar o “final cut” em Oriundi, modificando sutilmente a montagem original do diretor Ricardo Bravo e da montadora Isabelle Rathery ? especialmente na seqüência final, que Quinn considerava pouco impactante.

A participação de Quinn no projeto da produtora Laz, de Rubens Gennaro, desde o início teve caráter pessoal. Convidado pela produção, o ator sentiu-se particularmente atraído pelo personagem ? um patriarca italiano que, no fim da vida, amargurado e decepcionado com os rumos da família no Brasil, vê renascer o amor e a esperança ? e aceitou participar da produção paranaense, que viria a ser o último filme em que ele atuou, ao lado de Paulo Autran, Letícia Spiller e Paulo Betti.

Durante as filmagens, em Curitiba e no litoral do Paraná, Quinn envolveu-se em diversos detalhes da produção. Co-dirigiu cenas em que atuava e deu sugestões no roteiro. Depois de pronto o filme, ele pediu ao produtor Rubens Gennaro para fazer o “final cut” ? o que só foi possível depois que o longa foi lançado comercialmente no Brasil, no ano de 2000.

Quinn finalmente concluiu a montagem de Oriundi no início de 2001. Em sua versão final, o longa foi escolhido melhor filme no Festival de Cinema Latino-americano de Washington, EUA, organizado pela OEA (Organização dos Estados Americanos). O evento contou com a presença de Quinn, homenageado pelo festival, que aconteceu pouco antes de sua morte. Em Rhode Island, onde Quinn morava, a universidade local criou, em sua homenagem, o prêmio Oriundi-Anthonny Quinn.

Festivais

Este ano, o filme participou também de uma mostra de cinema em Guadalajara, México (março), do Chicago Latino Film Festival, EUA (abril) e do Festival Cine Latino em São Francisco, EUA (setembro). Está selecionado ainda para o San Juan Cinemafest, em Porto Rico, em novembro.

Ainda no fim deste mês, Oriundi será lançado comercialmente no México, em versões dubladas e legendadas. Em seguida irá para salas de cinema em todos os países de língua hispânica, incluindo Argentina e Espanha.

Segundo o produtor Rubens Gennaro, Oriundi está sendo dublado para o italiano. O longa terá distribuição comercial na Itália e em outros países europeus ainda no fim do ano e início de 2003. A nova versão será relançada em VHS e DVD no Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo