Mais do mesmo, só que diferente. Apesar da contradição, é assim que a oitava temporada de Doctor Who, que estreia neste sábado, 23, na BBC HD, às 20 horas, é sentida pelo showrunner Steve Moffat. No ar desde 1963, com intervalo de 1989 a 2005, a série britânica que narra a história de um alienígena com feições humana que viaja pelo tempo resolvendo confusões na Terra, recomeça com um novo rosto do protagonista, agora interpretado por Peter Capaldi.

continua após a publicidade

“Não queremos que seja um tributo ao passado. Não vejo (a memória afetiva o público) como um problema. Quero que a pessoa comece a assistir a partir da oitava temporada e sinta que é um programa novo”, analisa Moffat, produtor e roteirista, que começou a escrever a atração em 2005.

No primeiro episódio da nova fase, Doctor Who chega à Inglaterra no Período vitoriano e se depara com um dinossauro no Rio Tâmisa e estranhas explosões em Londres. Mesmo com um novo ator para a função, sua assistente, Clara, segue com a atriz Jenna Coleman, que dá expediente desde 2012.

Para Peter Capaldi, vencedor de um Oscar pelo curta Franz Kafka’s It’s a Beautiful Life, e do Bafta, mais importante prêmio de interpretação do audiovisual no Reino Unido, estar na pele do 12º Doctor Who é mais do que um trabalho de destaque. “É um papel que amo. É diferente de dizer que será um desafio ou que eu precise me desdobrar. Eu cresci com ele quando criança. Assisto desde os 5 anos, é como voltar para casa”, disse ao jornal O Estado de S.Paulo em sua passagem pelo Rio de Janeiro para promover o programa.

continua após a publicidade