A banda Batmobile, da Holanda, está confirmada. |
O Psycho Carnival, festival internacional de rock realizado tradicionalmente em Curitiba há 7 anos, já tem datas, local e boa parte das atrações confirmadas para sua edição 2006. O evento este ano será realizado nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, durante os festejos de Carnaval, no Jokers Pub Café, que há três meses inaugurou um novo ambiente amplo e com palco, ideal para comportar um festival como este. Mesmo sendo direcionado ao estilo psychobilly, o evento é aberto a qualquer pessoa que goste de rock.
Entre os artistas já confirmados estão dois estrangeiros. Um deles é a cultuada Batmobile, uma das mais antigas e influentes bandas do gênero, em atividade há mais de 20 anos. O grupo vem da Holanda, assim como os Cenobites (também confirmados), que se apresentam no Brasil pela terceira vez. Quem já está com shows garantidos entre os nacionais são Os Catalépticos, Ovos Presley, Chernobillies, Voodoo Stompers, Sick Sick Sinners e Scary Scums. Destes, vale destacar Os Catalépticos, não só por sua história e importância, mas porque o grupo está encerrando suas atividades e fará no Psycho Carnival o último show de sua trajetória.
A curitibana Os Catalépticos encerra atividades e faz seu show de despedida. |
A escalação ainda não está completa, pois a produção ainda está fechando patrocínios e apoios. Sendo assim, é provável que surjam novidades nas próximas semanas. Mesmo assim, caravanas de outros estados já estão sendo organizadas. Para citar um exemplo, uma excursão de São Paulo já está fechada em 50 pessoas. Fãs de Londrina, Rio de Janeiro e Belo Horizonte também estão se mobilizando. A expectiva é que 200 a 250 pessoas de outras cidades venham a Curitiba ver o festival, fato que é vantajoso para a economia da cidade nesta época, pois movimenta hotéis, restaurantes e empresas de ônibus. O local do show tem capacidade para comportar até 900 pessoas por dia de evento.
Paralelo aos shows, acontecerá a exibição do documentário ?Psycho Attack Brasil?, exposição de fotos e cartazes das edições anteriores e uma feira de acessórios, roupas e CDs, típicas do festival. A organização do festival, além de fazer parte da Campanha de Preservação de Florestas com Araucária, arrecadará, nesta edição, alimentos não perecíveis, para posterior doação ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, fazendo assim a sua parte por uma sociedade melhor.
Vale ressaltar que o Psycho Carnival não quer competir nem desdenhar o Carnaval tradicional. O festival é uma opção a mais para ser acrescentada na festa mais popular do Brasil, como uma alternativa ao público amante do rock (assim como ocorre na Bahia com o CarnaRock, evento roqueiro realizado há anos na cidade que tem uma das maiores festas de Carnaval do País).
Psychobilly é um estilo musical que surgiu no final dos anos 70 na Inglaterra e Estados Unidos. Com o passar dos anos tornou-se um modo de vida e arrebanhou adeptos ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Além da música, fazem parte da cultura psychobilly as histórias em quadrinhos, o cinema, moda, carros antigos, e toda a estética dos anos 50. O gênero vem apresentando um crescimento sem precedentes no País, tendo Curitiba como maior centro desta cultura.
Show do Batmobile
será o único no Brasil
Foi ainda nos anos de colégio que os até então jovens colegas de sala Jeroen Haamers (guitarra e vocal) e Johnny Zuidhof (bateria) tiveram a idéia de montar a banda Batmobile, em 1983, completando sua formação com o baixista Eric Ha-amers, irmão de Jeroen. Na época eles eram os únicos rockabillies da cidade e adotaram este estilo musical, porém tocado de forma mais rápida e selvagem, configurando um estilo próprio.
O primeiro álbum foi lançado em 1985, dando início a um reconhecimento por toda a Europa e, mais tarde, por outros continentes. O grupo tem hoje 10 álbuns em sua discografia – o último, ?Welcome to Planet Cheese? é de 1996. O trio deu um tempo em 2001, mesmo ano em que foi lançado um tributo pela gravadora japonesa Downer Records, que contou com a participação de diversas bandas de psychobilly do mundo inteiro.
Entre elas estavam Os Catalépticos, de Curitiba, que participam com a música ?Gates of Heaven?. O Batmobile voltou à ativa em 2004, com shows pela Europa, Japão e Estados Unidos. A próxima parada é o Brasil, para uma única apresentação do evento Psycho Carnival.
O guitarrista e vocalista Jeroen Haamers comenta sobre o Brasil e suas expectativas em uma breve entrevista com a produção do evento:
Quando foi a primeira vez que você ouviu falar sobre psychobilly no Brasil?
Há cerca de 10 anos eu soube a respeito da cena no Brasil. Os Catalépticos é uma banda conhecida mundialmente, inclusive na Holanda. Eu estive em contato com os integrantes anos atrás conversando sobre fazer um show do Batmobile no Brasil. Mas nunca tivemos uma boa oportunidade. Acho que talvez a cena no Brasil tenha crescido no Brasil desde aqueles anos, tanto que está sendo (financeiramente) possível trazer o Batmobile agora.
O que você sente sobre ir para o Brasil?
Estou realmente empolgado. É sempre uma emoção tocar em um país onde nunca estivemos antes. Mas esta ocasião será particularmente especial pois é nosso primeiro show na América do Sul e a esposa de nosso baterista Johnny é brasileira. Então… mal podemos esperar!
O que o público brasileiro pode esperar do seu show no Psycho Carnival?
Não terminei de conversar sobre isso com o resto da banda, mas estou certo de que estamos em boa forma, o público verá um bom show, terá muita diversão e presenciará a melhor banda ao vivo da cena!