Acontece até domingo a terceira e mais completa edição do Festival de Cinema da Lapa. Já tradicional na cidade, este ano o festival chega com mais de 30 filmes, alguns deles competindo na categoria internacional de filmes de época e nas outras três nacionais: melhor curta, melhor vídeo publicitário e melhor filme feito para celular.
De acordo com o curador do festival, Caio Cesaro, a categoria de filmes de época é a grande novidade desta edição. “Os filmes longa-metragem de época harmonizam perfeitamente com a cidade da Lapa, buscamos valorizar os profissionais que investem em filmes desse estilo”, diz. A categoria busca ainda, homenagear o trabalho de preservação feito pelos moradores da cidade.
Os filmes Mistéryos, de Beto Carminatti e Pedro Merege, Ouro Negro, de Isa Albuquerque, Netto e o domador de cavalos, de Tabajara Ruas e o filme português O mistério da estrada de Sintra, de Jorge Paixão da Costa irão competir na categoria de melhor longa de época.
Filmes como Os desafinados e O que é isso companheiro? também serão exibidos durante os dias em que o festival acontece. “Esta edição está sendo feita com muito carinho, acreditamos que o festival pode se tornar um evento muito importante e um grande ícone para o Estado. Queremos contemplar cada vez mais o cinema paranaense no cenário nacional”, conta Cesaro.
Para a presidente do Instituto Histórico Cultural da Lapa, Maria Inês Pierin Borges da Silveira a realização do festival é uma grande homenagem à Lapa. “O instituto implantou o Festival de Cinema da Lapa por acreditar que a cidade merece, por todo o seu acervo histórico preservados numa das mais antigas cidades do Paraná, receber um encontro tão rico e completo como está se tornando o festival”, diz.
De acordo com a presidente, o festival não apresenta apenas filmes, “em paralelo ao evento, teremos exposições com fotos históricas da cidade e de pinturas a óleo e aquarela”, informa.
Premiação
No último dia do festival, “teremos a entrega do troféu O Tropeiro, que terá a participação dos envolvidos nos filmes, que receberão prêmios de melhor filme, cenário, figuração, maquiagem, produção e direção”, conta Maria.
Em sua última edição, o festival reuniu mais de 25 mil espectadores. Para poder ser realizado, o festival conta com o patrocínio das empresas Caminhos do Paraná, Eadcon e Da Granja, e com os apoios do Fundo Nacional de Cultura, do governo do Estado, do Museu da Imagem e do Som e da Prefeitura Municipal da Lapa. Para obter maiores informações sobre a programação do festival basta acessar o site www.festivaldalapa.com.br.