Sérgio Mendes e Rose Machado: falando a linguagem dos que vivem no campo. |
Novidades e novas tendências na agricultura paranaense, experiências bem-sucedidas de produtores rurais, notícias da agropecuária, cotações dos produtos agrícolas e dicas do que há de melhor na mesa do homem do campo. Esse é o cardápio do GPP Rural – O seu Canal da Terra, que estréia hoje, às 9h, em rede estadual no SBT, pelo Grupo Paulo Pimentel (TVs Iguaçu, Tibagi, Cidade e Naipi).
Para os telespectadores que moram na região de abrangência da TV Tibagi (Noroeste, parte dos Campos Gerais e litoral, num total de 252 municípios) o programa apresentado pelo casal Sérgio Mendes e Rose Machado já é um velho companheiro das manhãs de domingo. Com o nome de Canal da Terra, ele estreou há sete anos na Tibagi, conquistando um público fiel e que confere ao programa uma das maiores audiências do horário.
A identificação com o programa não é por acaso. Do ?estúdio a céu aberto? no Parque das Grevíleas, em Maringá, onde ele é gravado, às reportagens feitas em meio às plantações e criações de gado de toda a região, o Canal da Terra tem a linguagem do homem do campo. Entusiasmados com a ampliação da abrangência do programa, Rose e Sérgio dizem que vão manter as características que fizeram o sucesso nos sete anos do programa. Uma delas, acompanhar de perto as mudanças que ocorrem no meio rural. É o que está acontecendo com o turismo. Quando o programa fez as primeiras reportagens a respeito, era ainda uma atividade incipiente, pouquíssimo conhecida. Hoje, somente na região de Maringá, são mais de 30 pousadas em propriedades agrícolas. E o Canal da Terra acompanhou toda a evolução dessa nova tendência, a dos produtores que trabalham na agricultura durante a semana e no sábado e domingo recebem hóspedes em suas propriedades.
Celeiro de idéias
O programa também é um celeiro de boas idéias para os telespectadores. Quem assistir a estréia do GPP Rural na manhã de hoje, por exemplo, vai ficar sabendo que a soja consorciada com a laranja é uma opção lucrativa. Reportagem mostrará um produtor que, enquanto espera seu laranjal começar a produzir (demora de 5 a 6 anos), está plantando soja no espaçamento das laranjeiras e este ano já colheu 70 sacas da leguminosa.
Já no quadro de dicas práticas para a pecuária, há sempre uma informação de interesse dos pecuaristas e dos peões. Para os apreciadores da culinária interiorana, pratos de dar água na boca no quadro Sabor da Terra. A receita de hoje é o prato típico do município de Paraíso do Norte, a leitoa desossada à pururuca. Então, bom apetite!