Dois irmãos, um barco, uma tempestade! Assim começa a aventura de Viola e Sebastião, gêmeos que se perdem durante um naufrágio em alto-mar. Separados um do outro, ambos vão parar no espaço fictício da Ilíria, onde tentam se encontrar. Para procurar Sebastião, Viola resolve disfarçar-se de menino, passando a chamar-se Cesário. Conhece Orsino, por quem se apaixona. Orsino por sua vez é apaixonado por Olívia, que logo que conhece Cesário, se encanta por ele, sem saber da sua verdadeira identidade.
Assim começa esta divertida confusão, que ainda inclui Malvólio e seus amigos imaginários. Escrita entre 1600 e 1602, esta comédia aborda questões de amores não correspondidos, afetos impossíveis, identidades falseadas, chegando a um final feliz. O título original desta peça, Twelfth night, refere-se à décima segunda noite depois do Natal, é a noite de 6 de janeiro, Dia de Reis, data que encerra o ciclo de festejos Natalinos.
Nesta versão adaptada para as crianças, a Reisada, festa popular realizada no dia 6 de janeiro em algumas regiões do Brasil, também serviu como fonte de inspiração. Os atores, assim como os foliões, cantam e tocam instrumentos musicais, executando ao vivo a trilha musical especialmente composta para o espetáculo por Edith de Camargo.
Quem assina a direção e adaptação é Marcio Juliano, que preservou da obra original, a busca do indivíduo pela harmonia no grupo social, com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre os relacionamentos, sejam eles de amizade, fraternais ou amorosos.
O elenco do espetáculo é formado por Fabíula Nascimento, Richard Rebelo, Glaucia Domingos e Tarciso Fialho. A iluminação é de Nadja Naira. A criação do cenário e figurinos é de Eduardo Giacomini e Olga Nenevê. A realização é da Companhia Ilimitada.
William Shakespeare nasceu em 1564 e morreu em 1616, na cidade de Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. Em Londres destacou-se como poeta e dramaturgo, sendo considerado até hoje como um dos mais importantes autores de todos os tempos. Além de sonetos, escreveu tragédias, dramas históricos e comédias. Algumas peças: Romeu e Julieta, Hamlet, A Megera Domada, Rei Lear, Macbeth, Otelo, Sonhos de uma Noite de Verão, A tempestade, Ricardo III, Júlio César e Muito Barulho por Nada.
Noite de reis foi escrita a pedido da Rainha Elisabeth I para comemorar a décima segunda noite depois do Natal, 6 de janeiro, Dia de Reis.
Serviço:
Teatro José Maria Santos (Rua: 13 de Maio, 655 / Centro (41) 3304- 7954. Dias: 19 e 20 de novembro de 2005 (sábado e domingo). Horário: 16h – Ingressos a R$10 e R$ 5 (estudantes, classe artística, idosos e Clube do Assinante).