No Vaticano a origem da máfia

Mário Puzo, falecido em 2001 mas imortalizado por seus romances sobre a cosa nostra, deixou um outro legado tão delicioso que já está em segunda edição em apenas três meses nas livrarias. É Os Bórgias, editado pela Record com tradução de Alves Calado. O cenário é a mesma Itália dos mafiosos, mas Puzo transporta os leitores para o século XV. E aqui se tem a história da primeira grande família criminosa, que deu origem à Máfia dos nossos dias.

Os Bórgias (480 páginas) é um romance histórico empolgante, uma sinfonia repleta de notas dissonantes: amor e orgulho, traição, ódio e assassinato. Um retrato das origens do crime organizado que merece figurar entre os melhores da carreira de Mário Puzo.

Imortalizado também pelo cinema (O Poderoso Chefão), Puzo resolveu buscar as origens da Máfia numa das principais famílias transgressoras da história italiana, os Bórgias, uma família real, mas com traços de caráter dignos dos fictícios Corleones. O escritor demorou quinze anos para construir essa trama, cabendo a Carol Gino a finalização.

A história começa com o cardeal Rodrigo Bórgia se transformando no sumo pontífice da Igreja Católica, Alexandre VI, ao manipular as eleições papais de 1492. Este se muda, então, para o Vaticano, acompanhado da amante e dos filhos: o simples e desprezado Jofre, o irascível e ciumento Juan, a bela e determinada Lucrécia – a mais famosa dos Bórgias – e o guerreiro César. Estes dois últimos envolvidos em uma relação incestuosa que escandalizou a sociedade da época.

Determinado a estabelecer uma dinastia própria, Rodrigo controla sua prole com punho de aço e vontade de ferro. Nomeia o primogênito César – amigo pessoal de Maquiavel e o inspirador de seu O Príncipe – como cardeal. Mas César tem sangue de soldado e anseia liderar o exército do papa na conquista da Itália central. O fio condutor do romance é o apetite de Rodrigo por poder, riqueza e mulheres. Um apetite apenas rivalizado pelo amor doentio pela própria família. Rodrigo consolida seu poder em uma grande rede de alianças criminosas, que deu origem à grande família mafiosa imortalizada, séculos depois, pelo próprio Puzo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo