O arquiteto Oscar Niemeyer, 104, deu início ao tratamento com hemodiálise na noite de ontem, segundo boletim médico divulgado pela assessoria do Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, hoje.
Niemeyer havia sofrido uma piora na última segunda, quando foi identificado um novo quadro de hemorragia digestiva.
De acordo com os médicos Fernando Gjorup e José Suassuna, o estado de saúde do arquiteto “requer cuidados”. Ele está na Unidade Coronariana, lúcido e segue com a fisioterapia respiratória. Não há previsão de alta.
Niemeyer foi internado no dia 2 de novembro por causa de uma desidratação, mesmo motivo que o levara, no início de outubro, a passar duas semanas no mesmo hospital.
Desta vez, ao ser hospitalizado, ele recebeu uma sonda gástrica, usada para alimentação. Nos dias posteriores, segundo o boletim, houve piora das funções renais e ele foi transferido para a Unidade Intermediária. É a terceira vez que Niemeyer é internado neste ano.
Em outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital por causa de uma desidratação. Recebeu alta no último dia 27.
Em maio, o arquiteto deu entrada com desidratação e pneumonia, com passagem pela UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.