A cantora lírica Neyde Thomas, diretora artística da série ?Opera Illustrata?, realizada pela Fundação Cultural de Curitiba, foi a vencedora do prêmio Carlos Gomes 2002, na categoria ?Universo da Ópera?. O concurso é um dos mais importantes do Brasil na área de música erudita. O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba também recebeu indicação ao prêmio, concorrendo na categoria ?Destaques Corais e Conjuntos Musicais?.
A escolha foi feita em São Paulo por um órgão colegiado formado por 35 profissionais das mais diversas áreas da produção, divulgação, crítica, realização e ensino musical de todo o Brasil. Há 14 anos em Curitiba, a cantora lírica Neyde Thomas, que viveu 20 anos no exterior e cantou nos maiores teatros e salas de concerto do mundo, é a grande responsável pela formação da atual safra de cantores em Curitiba. Além dos paranaenses, muitos são de outros estados brasileiros, que vêm para a cidade em busca de aprimoramento técnico e artístico. A porta de entrada geralmente é a Oficina de Música de Curitiba, com o seu núcleo de canto lírico e ópera studio, também comandado por Neyde Thomas.
Nascida em São Paulo, Neyde Thomas estreou na ópera ?Rigoletto?, no Teatro Municipal de São Paulo. Desenvolveu uma carreira artística internacional após vencer o concurso Achille Peri, na Itália, com a ?Medalha de Ouro?. Cantou nas maiores salas de espetáculos em Nova York, Berlim, Milão, Roma, Bruxelas e Madri. Contracenou com Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e Cezare Siepi. De volta ao Brasil, a cantora dedica-se ao ensino de técnica vocal e à realização de ?master classes? em oficinas e festivais.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna