Durante a festa de lançamento de Velho Chico, segunda-feira, 7, no Rio, Benedito Ruy Barbosa disse a alguns jornalistas que é contra a presença de personagens homossexuais em novelas. Ao jornal O Globo, o diretor Luiz Fernando Carvalho, para quem esse “foi um momento muito infeliz” do autor, afirmou que nem ele nem sua equipe compactuam da opinião de Benedito.
Na mesma ocasião em que o autor disse odiar “novela de bicha”, sua filha, Edmara, e o neto, Bruno, que escrevem a novela no dia a dia, repudiaram a opinião do patriarca. O neto tentou explicar: “Eu leio esse discurso de uma forma menos rígida do que pode parecer ser. Pelo que conheço da obra do meu avô, a maneira como ele trata de uma transgressão, como foi o caso da reforma agrária em O Rei do Gado, é de ir a fundo no tema. E ele não vai tocar em algo que ele não tenha a ciência e o conhecimento profundo para discutir”.
Benedito insistiu que não é contra homossexuais, embora se orgulhe de ter filhos, netos e bisnetos “machos pra cacete”. “Eu respeito, não sou contra nem a favor. O que não pode é transformar isso em aula para as crianças. Quando se tem 80 milhões assistindo à novela, tenho que ter responsabilidade. Tem muito pai que não quer que o filho veja porque não sabe explicar.”