Amanhã tem início o principal festival de inverno da cultura paranaense, o Festival de Inverno da UFPR, que acontece até 16 de julho, em Antonina. Na programação estão agendadas apresentações musicais e teatrais, além das 79 oficinas abertas ao público. Em sua 15.ª edição, o evento tem sua abertura oficial amanhã, com o show da banda gaúcha Nenhum de Nós no palco principal da cidade, às 22h. No repertório, canções do CD Acústico 2 e músicas do disco inédito Pequeno universo, com lançamento no final do mês, fazem a alegria do público. A banda ficou conhecida nacionalmente depois do sucesso Camila Camila.
Indo além da banda Nenhum de Nós, o cenário musical tem garantidas apresentações nos oito dias de festival. No primeiro sobem ao palco a Orquestra à Base de Sopro, formada por 17 músicos; Grupo Cia. da Música, e Duo Marcelo Oliveira & Lílian Nakahodo. A cada dia uma banda diferente fica encarregada de espantar o frio do público com muita música e dança. Destaque para a presença da dupla sertaneja William e Renan, grupo Wandula e grupo Banza. O encerramento do festival acontece dia 16 com o show do intérprete Jair Rodrigues. O músico canta antigos sucessos como: Deixa isso para lá, Disparada e Saudosa maloca.
Os espetáculos teatrais também ocorrem todos os dias. A grande atração fica por conta de Pico na veia, peça de Dalton Trevisan, com direção de Marcelo Marchioro. Os pensamentos, filosofia e poesia do escritor são evidenciados no palco por meio da encenação de Zeca Cenovicz, Rodrigo Ferrarini, Claudete Jorge, Silvia Monteiro e Raphael Rocha. As apresentações ocorrem amanhã às 17h e 20h, no Teatro Municipal. Todas as peças são gratuitas.
Para Gustavo Melin Schwartz, do Trio Quintina, que se apresenta no dia 15, o festival é uma oportunidade para as bandas se expandirem, já que o evento concentra pessoas interessadas em música, arte e cultura.