Nesta quarta-feira (29), às 19h30, será realizada a assembléia geral de fundação da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná. A solenidade terá a presença de professores, escritores, poetas, comunicadores, artistas plásticos, músicos e outros interessados no fortalecimento e modernização da instituição criada pela Lei 27, de 7 de março de 1857, nos primórdios de nossa emancipação política da 5ª Comarca de São Paulo.
A assembléia será realizada no segundo andar do prédio que foi inaugurado em 19 de dezembro de 1954, em solenidade que contou com a presença do então presidente João Café Filho e do governador Bento Munhoz da Rocha Neto, como parte dos atos comemorativos do centenário de criação da província do Paraná.
Além de contribuir para a modernização dos serviços prestados ao público da capital e do interior pela Biblioteca Pública do Paraná, a associação promoverá eventos culturais, seminários, cursos e, principalmente, a divulgação e valorização de autores paranaenses. Entre seus principais objetivos a Associação dos Amigos assumirá a responsabilidade pela constante ampliação e renovação do acervo literário, cultural e histórico da biblioteca, considerada uma das mais modernas e dinâmicas do País.
A criação da entidade é antiga aspiração dos círculos culturais do nosso Estado e que agora será concretizada por iniciativa e aspiração de intelectuais que há muitos anos freqüentam a Biblioteca Pública em busca de documentos e informações relacionadas com as diversas áreas de conhecimento.