A programação de filmes da semana reserva opções para todos os estilos, do policial à aventura, com toques de romance. Na primeira categoria se enquadra Uma Paixão em Florença, que tem também romantismo de sobra e vai ao ar na Sessão de Gala, da Globo. A história, adaptada da obra de Somerset Maugham, acompanha a trajetória de uma viúva inglesa que se vê em apuros depois de se envolver por uma noite com um refugiado na Itália, no final dos anos 30s. Os percalços policiais e a ascensão do nazi-fascismo, que ocupam boa parte do livro, acabam perdendo espaço na versão cinematográfica para os vaivéns amorosos. O filme tem um belíssimo visual, com paisagens memoráveis de Florença, e uma notável atuação de Anne Bancroft, que interpreta uma princesa fofoqueira.
Já quem prefere o tom aventureiro deve sintonizar a Band, que exibe, na madrugada de domingo para segunda, o filme O Homem Que Queria Ser Rei. Filmado no Marrocos e com direção de John Huston, o filme é uma fábula sobre a ambição e a fatalidade. Para dar vida aos personagens do conto original do escritor inglês Rudyard Kipling, o diretor acertou a mão ao escolher a dupla Sean Connery e Michael Caine. Um dado curioso sobre o filme é o fato de John Huston ter passado 30 anos esperando para concretizar, enfim, o projeto de filmar a história.
Domingo
007 contra Octopussy
(SBT, 13h20) Octopussy, de John Glen. Com Roger Mo-ore, Maud Adams e Louis Jordan. Inglaterra, 1983, cor, 96 min. Aventura. James Bond investiga assassinato do agente britânico 009, que tentava desvendar o roubo de uma valiosa jóia. Por este motivo, 007 vai a Cuba, Alemanha e Índia até encontrar o palácio secreto de um culto misterioso feminino ao polvo e um general soviético louco que vai explodir uma bomba atômica em Berlim usando essa organização chamada Octopussy.
Despertar de um Pesadelo
(SBT, 22 h) The Long Kiss Good Night, de Renny Harlin. Com Greena Davis, Samuel L. Jackson e Patrick Malahide. EUA, cor, 1996, 98 min. Ação. Há oito anos atrás, Samantha Caine foi encontrada sem memória, desacordada numa praia. Hoje, ainda sem se lembrar de nada, é uma pacata professora primária, mãe de uma garotinha. Mas um novo acidente, porém, começa aos poucos a reavivar sua memória, e ela percebe que tem estranhas habilidades.
O Homem Que Queria Ser Rei
(Band, 1 h) Man Who Would be King, de John Huston. Com Michael Caine, Christopher Plummer e Sean Connery. EUA, cor, 1975, 129 min. Aventura. No século XIX, dois ex-sargentos do Exército inglês, Daniel Dravot e Peachy Cornehan, viajam através do imaginário Cafiristão, onde esperam fazer fortuna. Lá, a dupla faz amizade com o ex-soldado Billy Fish e ajudam o comandante Ootah a vencer uma batalha contra uma cidade rival. Pela sua coragem e aparente invencibilidade, Dravot é considerado um deus e coroado rei. Mas o reinado não vai durar muito.
Uma Paixão em Florença
(Globo, 1h30) Up At The Villa, de Philip Haas. Com Kristin Scott Thomas, Sean Penn e Anne Bancroft. Inglaterra/EUA, cor, 2000, 110 min. Drama. Em plena Florença de 1938, uma viúva britânica viaja por uma vila italiana, onde se vê envolvida num triângulo amoroso e em intrigas políticas. Quando um velho amigo pede sua mão em casamento, ela pede alguns dias para pensar na proposta. Durante este tempo, a viúva conhece um americano em um jantar com quem acaba se envolvendo romanticamente.
Segunda
O Pestinha 3
(Globo, 15h55)
Problem Child 3, de Greg Beeman. Com William Katt, Brock Pierce e Jennifer Ogletree. EUA, 1995, cor, 100 min. Comédia. Garoto, que continua mais levado que nunca, se apaixona pela menina mais bonita da escola. Mas o problema é que a garota é cobiçada por outros garotos da área. Ele promete dar um jeito nos rivais para conquistar sua amada.
Caindo na Estrada
(Globo, 22h) Road Trip, de Todd Phillips. Com Breckin Meyer, Amy Smart e Dj Qualls. EUA, 2000, cor, 120 min. Comédia. Rapaz transa com uma garota e registra tudo em vídeo. Quando a fita é enviada por engano para sua namorada, ele organiza uma viagem de Nova York até o Texas para se antecipar ao correio e resgatar a prova da traição.
Terça
Jesus
(Globo, 15h30) Jesus, de Roger Young. Com Jeremy Sisto, Armin Mueller-Stahl e David O’hara. ALE/ITA/EUA, 1999, cor, 96 min. Drama. Nova versão da história de Jesus, o verdadeiro filho de Deus enquanto viveu como um ser humano. Ele riu, brincou, chorou, sentiu dor, solidão, um verdadeiro homem enquanto realizava os planos de Deus para salvação do homem e triunfou gloriosamente.
Tarde demais para o Amor
(Globo, 3h20)
Matters Of The Heart, de Michael Rhodes. Com Jane Seymour, James Stacy e Nan Martin. EUA, 1990, cor, 112 min. Drama. Com dificuldades para seguir a carreira de pianista, jovem do interior de Vermont encontra uma famosa compositora e nasce entre eles uma grande paixão.
Quarta
Matilda
(Globo, 15h45) Matilda, de Danny Devito. Com Danny Devito, Mara Wilson e Pam Ferris. EUA, 1996, cor, 100 min. Comédia. Filha de um comerciante trambiqueiro tem seis anos e uma excepcional inteligência. Seus pais não percebem nada disso e a colocam numa escola infernal. Mas ela tem como remediar a situação: usa seus poderes mágicos para acertar as contas com todos.
O Mustang Selvagem
(Globo, 4 h) Mustang Country, de John Champion. Com Joel Mccrea, Patrick Wayne, Robert Fuller. EUA, 1976, cor, 115 min. Western. Antigo astro de rodeio, com o auxílio de um pequeno índio, tenta capturar um fogoso garanhão que tem conseguido escapar a todos os caçadores.
Quinta
A Lagoa Azul
(Globo, 15h40) The Blue Lagoon, de Randal Kleiser. Com Brooke Shields, Leo Mckern, Elva Josephson, Christopher Atkins, William Daniels, Glenn Kohan. EUA, 1980, cor, 98 min. Romance. Duas crianças são os únicos sobreviventes de um naufrágio. Os dois crescem sozinhos numa ilha tropical, onde acabam descobrindo o amor.
Sexta
Sabrina na Austrália (Globo, 15h30) Sabrina Down Under, de Kenneth R. Koch. Com Melissa Joan Hart, Scott Michaelson, Conrad Coleby, Peter O’brien, Lindsay Sloane, Tara Charendoff. EUA, 1999, cor, 98 min. Aventura. Sabrina se mete numa grande encrenca ao ajudar um trintão que encontrou desmaiado na praia. Com os poderes de Sabrina, a criatura ganha pernas e se revela um bonito rapaz. Mas logo toda a mídia estará atrás dele para um furo de reportagem.
Paixão Bandida
(Globo, 1h30) Feeling Minnesota, de Steven Baigleman. Com Keanu Reeves, Vincent D’onofrio, Dan Aykroyd, Cameron Diaz, Delroy Lindo, Tuesday Weld. EUA, 1996, cor, 92 min. Policial. Depois de 20 anos de ausência, Jaks volta para casa para o casamento do irmão Freddie, com quem sequer se dá bem. A situação piora quando Jaks cai de quatro pela noiva do irmão, Sam, e os dois decidem fugir.
O Dia do Chacal
(Globo, 3h30) The Day of The Jackal, de Fred Zinnemann. Com Edward Fox, Michael Auclair, Tony Britton, Terence Alexander, Alan Badel, Denis Carey. Inglaterra/França, 1973, cor, 103 min. Drama. Depois de infrutíferas tentativas de assassinar o general Charles de Gaulle, presidente da França, em agosto de 1962, a organização armada secreta decide contratar um assassino, Chacal. O serviço secreto descobre os planos e coloca um detetive na pista de Chacal.