Na era da inocência

Os quase 10 mil habitantes da pacata Tiradentes, em Minas Gerais, já nem estranham mais quando vêem equipes de tevê circulando pela cidade. Por conta de suas características históricas, a cidade é freqüentemente usada para ambientar tramas de época, como Hilda Furacão e Os Maia, da Globo. Agora, a Record resolveu seguir o mesmo caminho. Durante duas semanas, o diretor Flávio Colatrello Jr. rodou externas de Essas Mulheres, que estréia dia 2 de maio, no centro histórico de Tiradentes.

Escrita por Marcílio Moraes e Rosane Lima, a novela costura três romances de José de Alencar: Senhora, Lucíola e Diva. "Enfrentamos muitas dificuldades para gravar aqui, mas não reclamamos. Estamos bem acomodados e nos alimentando bem. Aliás, onde não se come bem numa cidade mineira?", graceja Colatrello, ex-diretor de Malhação e Corpo Dourado.

Para gravar as primeiras cenas de Essas Mulheres, Colatrello mobilizou uma equipe de 250 pessoas, entre técnicos, atores e figurantes. Algumas delas incluíam o principal par romântico de Senhora, formado por Aurélia Camargo e Fernando Seixas e interpretado por Christine Fernandes e Gabriel Braga Nunes. Escrito em 1875, o romance Senhor foi adaptado para a Globo em 1975, por Gilberto Braga e Herval Rossano. Na primeira versão, Norma Blum e Cláudio Marzo assumiram os papéis de Aurélia e Fernando. "Um dos méritos da Globo sempre foi agradar a um público de sete a 70 anos. Toda emissora que fizer o mesmo vai se tornar uma concorrente à altura", raciocina Colatrello.

Casamento

No romance, Aurélia e Fernando são dois jovens namorados que, no Rio de Janeiro do século XIX, não conseguem se casar por serem pouco abastados. Jogador compulsivo, o rapaz termina com Aurélia quando a família de Adelaide, personagem de Adriana Garambone, lhe oferece um dote de 30 contos de réis. "Naquele tempo, era comum acertarem casamentos de acordo com as posses de cada família. Por isso, temos de dar um desconto histórico para o Fernando. Os valores daquela época eram bem diferentes dos nossos", argumenta Gabriel. A certa altura, porém, Aurélia recebe uma herança deixada por um avô. Transformada na moça mais rica da corte, compra o ex-namorado por 100 contos de réis. Mesmo sem saber quem é a noiva misteriosa que lhe ofereceu o dote mais alto, ele rompe com Adelaide. "O Fernando só vem a descobrir com quem se casou na lua-de-mel. Mas aí já é tarde. Embora ainda apaixonada por ele, Aurélia se vinga de todas as humilhações", adianta Christine, que já contracenou com Gabriel em Estrela-Guia, da Globo. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo