Música

Músicos europeus vão se apresentar no Teatro Guaíra

A Semana da Europa 2014 em Curitiba será marcada por um grande concerto, no dia 18 de maio, às 10h30, no Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971, Centro). Oportunidade única de conhecer o trabalho de três grandes nomes internacionais da música clássica: Raphael A. Lustchevsky, pianista polonês que está entre os maiores do mundo desde 2003, quando foi incluído na lista “Roster of the Steinway Artists” – honraria que vem sendo concedida a um grupo seleto de pianistas internacionais pela manufatura de pianos “Steinway & Sons”, desde a época de sua fundação no século passado – Abel Pereira, um dos mais conceituados intérpretes portugueses de todos os tempos, desde setembro de 2013 1º trompa convidado da Orquestra Filarmônica de Berlim e várias vezes premiado em diversos concursos nacionais e internacionais: Leeuwarden (Holanda), Makneukirchen (Alemanha), Concertino Praha (República Tcheca) e Primeiro Prêmio no PJM-RDP Antena2 (Portugal), e o prestigiado maestro espanhol Marc Moncusí, diretor artístico da Associação de Concertos de Reus, estabelecida no Teatro Fortuny, em Tarragona (Espanha) e responsável por reger dezenas de orquestras mundo afora. Os solistas serão acompanhados pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) e todos serão regidos pelo maestro convidado.

Repertório especial

O compositor tcheco Smetana abrirá o Concerto Europeu e estará representado no poema sinfônico “O Moldávia”, o qual descreve o percurso do Rio Moldava que banha Praga, desde o seu nascimento como riacho saltitante pelas pedras nas florestas da Boêmia até vir a tornar-se largo e plácido antes de afluir no Elba, na cidade de M?lník.

Em seguida, o público será agraciado pelo Concerto nº 3 para trompa em mi bemol maior, de Mozart – um dos mais importantes representantes da música clássica tocada pelo trompista português Abel Pereira.

Já “Concerto para piano e Orquestra no.2 em sol menor Op.22” será executado pelo pianista polonês Raphael A. Lustchevsky. A obra foi criada em  apenas dezessete dias pelo notável pianista francês Camille Saint-Saëns. Composto em 1868, é provavelmente o concerto mais conhecido do compositor. Segue a forma tradicional de três movimentos, mas apresenta maior liberdade na escolha dos tempos. Normalmente, o primeiro movimento é rápido e o segundo, lento, mas neste caso, a ordem foi invertida.  Saint-Saëns foi o próprio o solista na estreia dessa obra, sob a regência de Anton Rubinstein e como teve pouco tempo para prepará-la, a peça inicialmente não teve êxito.

Por fim, “Variações Sobre um tema de Haydn” do romântico Johannes Brahms – também parte do repertório – apresenta o gênero em que o compositor alemão se revelaria um mestre: a variação. O primeiro conjunto publicado foi a das “Dezesseis Variações sobre um Tema de Schumann”, escritas em 1854, quando já demonstrava seu domínio técnico. Mas foi com as 25 Variações” e “Fuga sobre um Tema de Handel” que Brahms atingiu o máximo no campo. Outras obras-primas são os dois grupos de “Variações sobre um Tema de Paganini”, de dificílima execução, e as “Variações sobre um Tema de Haydn” (1873), para dois pianos, que ficariam célebres em sua versão orquestral.

Evento

A Semana da Europa é celebrada desde 2005, para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

A realização é da Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e do Instituto Goethe, Cultura Inglesa, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), TAP, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Brasil 21 Gastronomia, Restaurante Dalí Camões, Clube Naval de Brasília, Centro Cultural do Teatro Guaíra e Fundação Cultural de Curitiba.

Programa

1ª parte:

– Smetana, O Moldávia

– Mozart, Concerto nº 3 para trompa em mi bemol maior

Intervalo de 10 minutos

2ª parte:

– Saint-Saëns, Concerto para piano e orquestra nº 2 em sol menor Op. 22

– Brahms – Variações sobre um tema de Haydn, Op. 56

Serviço:

Concerto Europeu

Convidados especiais: Raphael A. Lustchevsky (piano), Abel Pereira (trompa) e Marc Moncusí (regência)

Participação: Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP)

Data: 18 de maio

Horário: 10h30

Local: Teatro Guaíra

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 971, Centro

Duração: 1h16 (mais 10 minutos de intervalo)

Ingressos: R$ 10 (meia)

Classificação: 8 anos

Confira programação no site: www.semanadaeuropa.org.br

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo