O premiado músico curitibano Alex Klein, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba, está na China, liderando o 2.º Encontro Internacional Alex Klein de Oboístas que está sendo realizado no Conservatório Central de Música de Pequim – a mais conceituada escola de música daquele país. Reunindo centenas de participantes, o curso desta vez tem a participação de outro renomado oboísta e professor, Hansjorg Schellenberger. Após a apresentação de Schellenberger e da oboísta chinesa, Xiaodi Liu, o músico brasileiro, Alex Klein, principal estrela do festival chinês, entrou no palco, para sua rendição de cinco trechos das Partitas de Bach para violino solo (com arranjo dele próprio para oboé). O concerto foi realizado na Sala de Concertos do Conservatório Central, com ingressos esgotados.
O encontro continua esta semana, e termina na próxima segunda-feira. Alex Klein também participa do evento como professor e integra o júri do Terceiro Concurso Nacional de Sopros da China.
Klein confessa-se fascinado com o rápido desenvolvimento dos oboístas chineses. ?Desde minha primeira visita à China, há três anos, pude perceber que os jovens chineses possuem grande disciplina, e são obstinados em alcançar seus objetivos. Esses elementos, aliados à sua musicalidade, fazem dos chineses um dos povos mais competitivos também no cenário musical?, analisa.
Na opinião de Klein, o contato com grandes mestres do exterior, assim como a excepcional receptividade, resulta em grandes benefícios aos jovens chineses, com sólidas promessas para o futuro. ?Esta é uma realidade que nós brasileiros não podemos ignorar. O caminho para um futuro melhor está agora sendo traçado por muitos paises emergentes como o nosso?, acrescenta.