Skank, Maria Bethânia e Bruno e Marrone são algumas das atrações que se apresentarão
na capital paranaense. (Fotos: Divulgação e Arquivo)
Ninguém pode reclamar que Curitiba não tem opções de shows. Cada vez mais a cidade está oferecendo entretenimento e diversão para todos os estilos e a qualquer dia da semana. Neste fim de semana, por exemplo, a capital será invadida por uma enorme diversidade de shows, desde samba e pagode, rock, até sertanejo. Tem para todos os gostos e bolsos, com ingressos que variam de R$ 10 a R$ 200.
Hoje, os mineiros do Skank se apresentam no Curitiba Master Hall, às 21h. O show marca o lançamento do nono álbum de seus 15 anos de carreira, Carrossel. O CD traz convidados especiais, como o ex-Titã Nando Reis. (Ingressos à venda pelo Disk Ingresso: (41) 3315-0808 e nas lanchonetes Au Au: Rua Carlos de Carvalho, Shopping Mueller e Polo Shopping).
O cantor e compositor Chico César também se apresenta hoje na capital. O paraibano de Catolé da Rocha traz a Curitiba um show que reúne músicas dos seus dez anos de carreira, além das faixas do recém-lançado CD De uns tempos pra cá. O cantor fará duas apresentações no Sesc da Esquina, uma às 20h e a outra às 22h. (Ingressos no local: Rua Visconde do Rio Branco, 969).
Sábado animado
Mas é amanhã que o bicho pega. Deve ter gente confusa por aí, sem saber para onde ir e qual show assistir. Desembarcam amanhã na cidade, Os Mutantes, Mart?nália, Bruno e Marrone, Hedson e Hudson, César Menotti e Fabiano, Exaltasamba e Maria Bethânia. O grupo Ira! também se apresenta amanhã, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, na Diesel Club. A banda fará um show comemorativo dos seus 25 anos de carreira. (Ingressos à venda pelo Disk Ingresso e no local: Rua Victor do Amaral, 1133).
A lendária banda Os Mutantes fará um show no Curitiba Master Hall que tem tudo para se tornar histórico. É a terceira apresentação da banda em terras brasileiras desde o seu retorno, que aconteceu em Londres, no Barbican Center, em maio do ano passado, com uma nova integrante, a cantora Zélia Duncan. Os Mutantes foi formado originalmente em 1966, em São Paulo, por Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista. Sérgio e Arnaldo continuam na banda. (Ingressos à venda pelo Disk Ingresso, na Fnac do Shopping Barigui, Livrarias Curitiba e no local: Rua Itajubá, 123 – Portão).
Sertanejo
Também amanhã tem, pela primeira vez no Brasil, um megaevento sertanejo, o Curitiba Country Festival, que irá reunir num mesmo palco Bruno e Marrone, César Menotti e Fabiano e Edson e Hudson. O show será na Pedreira Paulo Leminski, às 21h, com abertura dos portões às 16h. Serão cinco horas de muita música sertaneja, sem pausa, que promete não deixar ninguém parado. Preparem os cintos e o chapéu. (Ingressos para pista pelo Disk Ingresso, rede de supermercados DIP e AmPm dos Postos Ipiranga. Ingressos para camarotes pelo Disk Ingresso e no Au Au).
Samba e Bethânia
No quesito samba e pagode, rola o show com o Exaltasamba, na Hellooch. (Ingressos pelo Disk Ingresso, Sumatra Surf Co. e Michelli Boardshop – S.J.dos Pinhais). A filha de Martinho da Vila, a cantora e percussionista, Mart?nália, também estará na cidade com o show baseado no trabalho Mart?nália em Berlim, DVD gravado em junho do ano passado. As apresentações serão amanhã e domingo, no Teatro do HSBC.
E a baiana Maria Bethânia volta à capital para apresentar as músicas do projeto Dentro do Mar Tem Rio, amanhã, às 21h, no Teatro Guaira. (Ingressos à venda no local). Para quem gosta de música eletrônica, a opção é o Chemical Music Festival, que acontece na sede campestre do Paraná Clube, em Quatro Barras, domingo, a partir das 8h.
Vem mais por aí
Não esquecendo também que, final do mês, os californianos do Pennywise vão desembarcar no Brasil para três apresentações históricas. A banda abre a turnê brasileira em Curitiba, no dia 29 de março, aniversário da cidade. A apresentação será no Curitiba Master Hall. Os ingressos já estão à venda no local. No mesmo lugar, só que no dia 24, O Rappa apresenta seu show acústico. E em abril será a vez de Chico Buarque de Hollanda mostrar aos curitibanos o seu novo show Carioca, após oito anos sem dar as caras na capital paranaense e sete sem fazer uma turnê. Porém, os ingressos já estão esgotados.
Mutantes prometem enlouquecer Curitiba
Mara Andrich
Na onda da volta das bandas antigas aos palcos, a lendária Os Mutantes vai se apresentar na capital paranaense no dia 17 de março, no Curitiba Master Hall. Em show composto por 21 músicas, os integrantes do grupo prometem tocar ?o que todo mundo sonhou ver? no que diz respeito ao psicodelismo da banda. Esta é a terceira apresentação dos Mutantes no Brasil depois do retorno aos palcos no final do ano passado.
?Nós vamos enlouquecer a cidade?, promete Sérgio Dias, vocalista e guitarrista dos Mutantes. Segundo ele, Zélia Duncan, a atual representante feminina da banda, já está incorporada ao grupo definitivamente.
Ao que parece, as rusgas com Rita Lee já não são mais motivos de estresse para Os Mutantes quando a banda anunciou o retorno no ano passado, Rita chegou a dizer que seriam idosos querendo juntar dinheiro para ir ao geriatra. ?Zélia tem quilate que poucas têm no Brasil. Me arrependo de não ter conhecido melhor o seu trabalho antes?, comenta. Segundo Dias, ele se encontrou com a cantora cerca de dois meses antes da volta aos palcos.
Quanto à expectativa para o show na capital paranaense, Dias diz que a banda está muito animada, a exemplo do que já aconteceu nas outras duas apresentações. ?Nós já fomos recebidos de braços abertos em outros shows e em Curitiba não vai ser diferente. Adoro essa cidade, gosto do clima, das pessoas, da arquitetura?, diz.
Lenda psicodélica
Oficialmente, a banda teve sua primeira formação em 1966, com Rita Lee nos vocais, Sérgio Dias na guitarra e vocais, e Arnaldo Baptista nos baixos, teclado e vocais também. Em 1968, foi lançado o primeiro LP do grupo, chamado de Os Mutantes. Originalmente de influências psicodélicas e do rock progressivo, na década de 70s eles também foram um pouco para o estilo do blues e do soul. Em 1972, Rita Lee deixou a banda, mas eles continuaram tocando. Antes de ser conhecidos, os rocqueiros também participaram de tradicionais bandas de adolescentes. Foram duas: a chamada Wooden Faces e a Six Sidal Rockers (já com Rita Lee). Depois disso, formou-se a banda O Konjunto e, finalmente, Mutantes (nome inspirado em um livro de ficção científica).
Depois de anos parados, a banda foi notícia em 1992, quando alguns jornais divulgaram que voltariam em formação clássica, mas foi apenas Rita Lee que os convidou para participar de um show. Depois disso houve o lançamento de um CD com músicas gravadas na França em 1970. Em 2005, a revista britânica Mojo incluiu o álbum Os Mutantes na lista dos 50 discos mais experimentais de todos os tempos.
Autógrafos
Para os fãs da banda, haverá uma tarde de autógrafos hoje, às 16h, no Fórum Fnac. É necessário levar o CD ou DVD para entrar na fila e ganhar um autógrafo, pois as senhas serão limitadas. A Fnac fica no Shopping Barigüi. O telefone é (41) 2141-2035.
Zélia Duncan já está completamente ambientada na banda, conforme revelam
seus colegas. (Foto: Divulgação)