A parceria que já dura mais de 20 anos do compositor e dramaturgo Octávio Camargo com o desenhista Luiz Alberto Borges da Cruz – mais conhecido como Foca -pode ser conferida no CD Nanoépicos, que será lançado hoje em Curitiba.

continua após a publicidade

O álbum reúne 16 composições instrumentais de Camargo, escritas entre 2000 e 2005 para peças de teatro e filmes.

O encarte do CD traz as ilustrações de Foca (como a da foto ao lado) para cada faixa. A apresentação acontece hoje, 20h, no Teatro da Caixa. Haverá outra sessão amanhã.

As composições são desconhecidas do grande público, apesar da existência de vários profissionais de gabarito em Curitiba que fazem este trabalho voltado para o teatro e para o cinema.

continua após a publicidade

“Uma parte da composição serve para o teatro e outra parte é a música por si só. O CD visa dar uma valorização musical para a produção feita sobre uma demanda específica”, afirma Camargo. Entre as composições do álbum, estão aquelas produzidas para a peça Não perca e para os filmes Paisagem de meninos e Helena de Curitiba.

Cada uma das músicas recebe ilustração de Foca. São 16 desenhos que revelam a subjetividade que permeou o processo de composição. “Foca é um grande ilustrador de Curitiba. São 16 desenhos no encarte, que podem até ser emoldurados”, comenta Camargo.

continua após a publicidade

Os dois se conhecem há 20 anos. Foca já fez o trabalho de ilustrações para diversas peças de Camargo. E este escreveu para Foca os textos para a exposição Anos negros, de 2000, entre outros projetos.

O CD Nanoépicos foi realizado a partir da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Caixa Econômica Federal. As composições serão executadas, no lançamento de hoje e de amanhã, por instrumentistas paranaenses de destaque: Hélio Brandão (saxofone), Sérgio Albach (clarinete), Carmo Bartoloni (vibrafone e percussão), Odacir Mazzarolo (oboé e violão), Ricardo Mardock (contrabaixo) e Gabriel Schwartz (flauta), além do próprio Camargo (piano e violão).

Serviço

Lançamento do CD Nanoépicos, de Octávio Camargo e com ilustrações de Luiz Alberto Borges da Cruz, hoje e amanhã, às 20h, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, centro de Curitiba). Ingressos a R$ 10 e R$ 5. A bilheteria funciona entre 12h e 19h. Mais informações: (41) 2118-5111 ou pelo site www.caixa.gov.br/caixacultural.