Música mostra que pode derrubar fronteiras

O CD América, mais que o encontro de dois grandes instrumentistas da música internacional, o brasileiro Arismar do Espírito Santo e o porto-riquenho radicado nos Estados Unidos Edsel Gómez, é a prova de como a música pode derrubar as fronteiras que os homens teimam em estabelecer. Neste álbum convivem com total harmonia o jazz, o bolero, a bossa, o samba e a balada. Cada ritmo representante de partes desse continente chamado América.

Idealizado e produzido por Zé Luiz Soares, o conceito era juntar o violão de Arismar e o piano de Edsel, este em férias no Brasil, como numa ?jam session?, cuja única regra pré-definida era que o repertório contivesse a música produzida nas Américas do Norte, do Sul e Central. O resultado foi além do esperado, como define Zé Luiz: ?Tinha tudo para dar errado: a agenda apertada dos dois só permitia um dia para o encontro, e eles não tocavam juntos há anos, mas decidi arriscar. Edsel entrou no estúdio às 14h, Arismar chegou direto do aeroporto duas horas depois e já começamos a gravar. Às 21h tínhamos todas as músicas prontas, sem qualquer ensaio e sem refazer nada. Valeram todas as primeiras gravações. Sinceramente, são realmente dois gênios?.

O guitarrista, baixista e violinista Arismar, em mais de duas décadas de carreira, tem atuado em shows e discos de Gal Costa, Hermeto Pascoal, Luizinho Eça, João Donato e Sebastião Tapajós. Em 1993, seu primeiro CD solo, Arismar do Espírito Santo, conquistou o Prêmio Sharp de Música na categoria revelação instrumental. Esteve presente em três edições do Free Jazz Festival.

Edsel Gómez é um pianista que combina, com mestria, o jazz, a música latina e o suingue brasileiro adquirido quando morou por aqui entre os anos 80s e 90s. Tocou com Cauby Peixoto, Wilson Simonal e Raul de Souza, entre outros. Seu primeiro CD solo, de 1999, chama-se Celebrating Chico Buarque de Hollanda e é todo dedicado à obra do compositor.

Tem o jazz refinadíssimo de George & Ira Gershwin (But for me), o bolero de Consuelo Vélazquez (Besame mucho), o samba de Lupicínio Rodrigues (Se acaso você chegasse), a bossa de João Donato (Lugar comum), a balada de Hoagy Carmichael/Stuart Gorrel (Georgia on my mind), cada qual representante de parte desse imenso continente, América.

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