Música clássica é sinônimo de apresentações em grandes teatros apreciada por pessoas da alta sociedade, correto? Nem sempre. Um dos mais renomados pianistas mundiais, o carioca Arthur Moreira Lima, se apresenta hoje, em Curitiba, em um dos pontos mais populares da cidade: a praça Rui Barbosa, no centro da capital.

continua após a publicidade

A apresentação faz parte do projeto Um piano pela estrada, que conta com o apoio da Petrobras, e que leva a música erudita para diversas cidades e para um público bem diversificado.

O repertório contará com nomes consagrados da música clássica, como Bach, Beethoven, Mozart, Villa-Lobos e Chopin, além de artistas mais populares, como Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Ernesto Nazareth.

De acordo com o pianista, espera-se uma grande apresentação na capital paranaense. “Costumo dizer que Curitiba tem um dos melhores públicos do Brasil. É uma cidade que tem um apreço pela música. Por causa disso, acredito que o público irá comparecer em peso”, revela.

continua após a publicidade

Lima explica que Curitiba foge um pouco do perfil das cidades em que se apresenta, uma vez que trata-se de uma cidade grande. Mas isso não foi um problema na hora de levar o projeto para o município.

“Geralmente eu levo a apresentação para localidades de menores portes, deixando as capitais um pouco de lado. Aqui no Paraná, levei a apresentação para Paranaguá e Ponta Grossa. Em todo o Brasil, foram mais de 300 concertos, mais de 200 mil quilômetros percorridos e quase um milhão de espectadores”, informa.

continua após a publicidade

A ideia de criar esse projeto surgiu quando Lima foi secretário da cultura do governador Leonel Brizola, no Rio de Janeiro, no início dos anos 90. “Nessa época costumava fazer apresentações em cidades pequenas do Rio de Janeiro. Aí começou a surgir o embrião. Anos mais tarde, já nessa década, resolvi investir nessa ideia. Foram dois anos de luta, até que em setembro de 2003, consegui um patrocínio para o espetáculo”, conta.

A produção do espetáculo conta, segundo o músico, com uma produção de primeira. Uma equipe formada por 17 profissionais, que reúne engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem de piano, motoristas, entre outros, garantem que tudo saia bem na apresentação.

“Não é um show simples. Quem for assistir poderá comprovar que se trata de algo com qualidade. Vamos disponibilizar cadeiras para que pelo menos as pessoas mais velhas possam acompanhar o show de maneira confortável”, garante.

Serviço

Apresentação do pianista Arthur Moreira Lima, dentro do Projeto Um piano pela estrada. Hoje, às 19h, na Praça Rui Barbosa (Centro). Evento gratuito.