O sucesso do grupo curitibano Gaiteiros de Lume, que se apresentou na 26ª Oficina de Música de Curitiba no último dia 19, motivou novo show, às 22h30 deste sábado (26), na Praça do Iguaçu do Memorial de Curitiba. O grupo tem como objetivo difundir a cultura musical galega e hispânica, celta irlandesa e escocesa, com o uso de gaita galega, banjo e sanfona, ao lado de instrumentos típicos daquelas regiões como pandereta (semelhante ao pandeiro), whistle (flauta irlandesa), bouzouki (tipo de viola) e bodhran (instrumento de percussão). A entrada é franca.
O conjunto reúne instrumentistas que vivem em Curitiba e que, de diferentes maneiras, estão ligados à musica tradicional de regiões de origem celta, como Galícia (Espanha), Bretanha (França), Irlanda, Escócia e Inglaterra (Gales, Cornuália e Ilhas Britânicas). Com apenas sete meses de existência, o grupo tem obtido sucesso em suas apresentações, explorando temas tradicionais daqueles países, ao lado de arranjos e composições próprias, dentro de ritmos característicos como jigs, reels, slides, hompipes, muñeiras, pandeiradas e foliadas.
No Gaiteiros do Lume está o pesquisador de música e cultura celtas, Carlos Simas, responsável pela execução de violão, banjo, lira nórdica, flautas whistle e gaitas de fole. Ao seu lado atua Luis Felipe de la Cerda Zenteno, médico, musicólogo, multiinstrumentista com estudos de música no Chile e Espanha, que se apresentou em vários concertos na Europa.
Outro componente, Pablo Ortiz, é flautista da Banda da Polícia Militar do Paraná e pesquisador de música celta. O percussionista Norton Blasi tem experiência e oito anos em diversas bandas celtas, entre elas a Keltoi, com participação em festivais de música celta e medieval. Gaiteiro do Centro Espanhol por mais de um ano, Leandro Domingos Dias tem cursos de bodhran (instrumento de percussão) com professores do Trinity College de Dublin (Irlanda), além de ter freqüentado oficinas de construção de gaitas, em São Paulo, ministradas por mestre gaiteiro galego.
O grupo conta ainda com Ricardo Luiz Vieira, que iniciou os estudos musicais aos 11 anos de idade, com piano, flauta doce e violão. Pesquisador de diferentes sonoridades, Ricardo participou de oficinas de música antiga e medieval, além de buscar fontes no rock, blues, jazz e na música folk. Desde 1998, o músico amplia os estudos de instrumentos como whistle, bouzouki, banjo e percussão, buscando o aperfeiçoamento da qualidade sonora.
Também na formação do Gaiteiros de Lume está Richard Lemberger, violinista curitibano que integrou as orquestras Filarmônica Juvenil e Júnior da Universidade Federal do Paraná, além da Sinfônica de Santa Catarina. Na apresentação desse sábado, o conjunto tem a participação especial da instrumentista Íris Knopholtz (violinos).
Serviço:
26ª Oficina de Música de Curitiba
Concerto de música celta com o grupo Gaiteiros de Lume
Data: 26 de janeiro de 2008 (sábado), às 22h30
Local: Praça do Iguaçu do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)