A gravadora Circuito Musical, fundada em 2002 e que recém lançou Mosaico, álbum de Toquinho em parceria com Paulo César Pinheiro, também lança D-Bem, segundo álbum do cantor e compositor Lupa Mabuze. Nascido em Rio Claro, interior paulista, Lupa vem trabalhando com música há mais de vinte anos e após experiências em outros ofícios extra artísticos, encontra uma identidade musical e com o novo álbum deve entrar para o disputado circuito de cantores nacionais.
Luiz Rodrigues Sobrero emprestou de uma tribo de Zimbábue o nome artístico Lupa Mabuze. A decisão de se doar à música veio após ter a letra Só vale com você, de sua autoria, gravada pela cantora Luciana Mello. Antes disto ele foi vendedor de enxovais, técnico em eletrônica e cursou publicidade. Morando em São Paulo – cidade em que tocou com a banda Santa Maria e fazia bailes e festas de formatura – em 1990 entrou para Os menestréis, grupo saltimbanco criado por Oswaldo Montenegro.
?Na época entrei como um aprendiz. O curso me permitiu crescer e cheguei a gravar, com Montenegro, faixas nos musicais Mulungo e Vale encantado, lançados pela Som Livre?, conta Lupa. A parceria com Montenegro foi até 1995, durante esse tempo conheceu nomes famosos como Roberto Menescal, Paulinho Mosca e o ex-jogador de futebol Zico, por quem tem grande admiração. ?Ele (Oswaldo Montenegro) tem uns projetos malucos e aprendi muito neste tempo?.
Seu primeiro CD foi gravado a convite de Thomaz Roth, em 1998, pela Lua Discos: Lupa Mabuze, mixado e masterizado no estúdio Twin Peaks, em Londres.
O novo lançamento, D-Bem (2006), chega ao mercado com originalidade e cara própria. Após dividir palcos com Roberto Menescal, Edson Cordeiro, César Camargo Mariano, Ed Motta , Cláudio Zoli, Pedro Mariano, entre outros, sua música, gravada em participação com a banda Eletrofunk, ganha um tom intimista. O trabalho fala de amor e das dificuldades da vida; as letras e os arranjos tiveram o apoio dos músicos e amigos Nego Léo (baixista) e Edu Cardeal (baterista), que junto com André Bava (guitarra) e Pedro Cunha no teclado formam a banda.
?O Nego Léo e Edu Cardeal, que são de Curitiba, tocaram comigo por algum tempo em casas noturnas, mas fazíamos apenas covers, e nosso interesse era outro. Havia um contexto que só seria mostrado com a gravação de um CD?, diz Lupa. Construído aos poucos, D-Bem levou dois anos para ficar pronto. ?Escrevi algumas letras, quando surgia uma letra a banda sempre conversava e em conjunto criamos o CD. Numa ocasião fomos até Paranaguá, litoral do Estado, e da batida de uns artistas anônimos que tocavam na Ilha das Peças, seguimos uma veia de percussão e construímos algumas idéias aproveitadas em estúdio?.
MPB e soul music se dividem em um repertório artístico e com um apelo comercial. ?Quero viver de música, para tanto expomos nossas idéias com uma atenção em relação ao público?, confessa Lupa. Entre as faixas estão De cor, regravação do primeiro CD com nova roupagem, e inéditas como Inabalável, Uma carta, Soul que já era, Diga quem tu és, Maldade, Sete dias, Nova liberdade, Bem ou mal e uma versão remix para a faixa título D-Bem. O álbum foi gravado ao vivo no estúdio 185, em São Paulo. Preço médio do álbum: R$ 18.
Mais informações no site www.circuitomusical.com.