Com as celebrações de final de ano, os espaços de exposição da Secretaria de Estado da Cultura estarão fechados para visitação nos dias 25 e 1.º de janeiro. Nos demais dias os museus estarão abertos com a sua programação normal.
Uma das boas opções para o final do ano é visitar o circuito da exposição A presença japonesa no Brasil: Reflexos na sociedade paranaense no Museu Paranaense (Rua Kellers, 289). Construída de objetos cedidos por famílias de descendentes japoneses, pelo Consulado-Geral do Japão e pela Associação Nipo-Brasileiro de Curitiba, a exposição ilustra a vinda dos japoneses ao Paraná em 1913, até a consolidação e a formação das primeiras colônias no estado, como a Cacatu em Antonina, fundada em 1917.
Outro destaque é o 2.º Salão Nacional de Cerâmica, em exposição na Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915 – Centro). A mostra reúne as 240 obras premiadas no salão divididos nas categorias artístico, popular e design, num universo de 142 artistas selecionados das cinco regiões brasileiras.
O Salão de Cerâmica é realizado pelo Museu Alfredo Andersen desde 1980. Em 2006, alcançou abrangência nacional, afim de aumentar o objetivo de divulgar e documentar a arte cerâmica e o design de objetos de argila como matéria-prima – este como forma de expressão funcional e artística.
Para conferir um pouco das obras dos novos artistas paranaenses o Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC (R. Emiliano Perneta, 29) é uma excelente alternativa. O museu está com a mostra Possíveis conexões até o dia 25 de Fevereiro. A mostra é uma parceria com quatro instituições de ensino em artes visuais – Escola de Música e Belas Artes (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tuiuti (UTP).
Entrada franca.