Abrigar coleções de objetos de valor artístico, histórico ou científico; conservá-los, e expô-los para educação ou entretenimento do público. Essa é a função dos museus (do grego mouseion), surgidos na época renascentista para colecionar objetos valiosos e de beleza rara, continuam até hoje mexendo com o espírito de artistas, políticos e público em geral. Essa semana é comemorado no mundo inteiro o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.
Para o artista plástico paranaense Rogério Dias, o museu atua num sentido didático e histórico. No sentido didático, ele ensina, e no histórico, relembra. ?Alguns museus avançam em projetos e lidam com catalogação; vejo o museu como um informante e formador de várias épocas, como o Museu de Arte Contemporânea, que entre seu acervo também expõe o trabalho de nomes artísticos recentes?, disse.
Uma das salas, já na entrada, do Espaço Perfume. |
Em Curitiba, a Secretaria de Estado da Cultura (Seec) realiza, entre os dias 16 e 22 deste mês, uma semana de atividades abertas ao público gratuitamente para comemorar a Semana dos Museus. Os diversos espaços da secretaria abrigarão exposições, oficinas, espetáculos e performances. O tema proposto pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Departamento de Museus (Demu) e em parceria com o Comitê Internacional de Museus (Icom), para este ano, é: Museu: ponte entre culturas. No Brasil serão mais de 800 eventos culturais, 14 deles em Curitiba. Os museus ganharam maior atenção a partir da Política Nacional dos Museus, criada em maio de 2003. Contudo, nem só de confetes e serpentinas vivem os espaços museológicos.
Segundo Clarete de Oliveira Maganhoto, da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), do dia 1.º a 4 de junho, representantes dos museus paranaenses discutirão seus destinos durante o 6.º Encontro de Museus do Paraná, em Cascavel. ?A idéia é deflagrar o trabalho dos museus nacionalmente; cada museu discutirá suas dificuldades (porque a maioria está passando por necessidades), e será feito um arquivamento das fichas técnicas de cada instituição?, afirmou.
Museus terão programação especial
Museu Oscar Niemeyer sempre apresenta boas atrações. |
Entre os eventos que se realizarão em Curitiba durante a Semana dos Museus, estará a exposição O Museu no coração das crianças, no Museu Paranaense. As crianças que visitaram o local pintaram coisas que gostariam de ver no local -todos os trabalhos serão juntados em um varal e expostos junto a obras da casa. ?O prédio onde o museu está funcionando foi restaurado, com os ambientes climatizados, o acervo higienizado; contamos com loja, sala de chá, auditório e agora estamos buscando empresas para fazer um parque no museu, proporcionando aos pesquisadores as melhores condições de trabalho?, contou a assessora técnica do Museu Paranaense e diretora do Parque Histórico do Mate, Elaine Andrea Moro Costa.
Ela lembrou que o Parque do Mate (reaberto mês passado) está com o acervo revitalizado, onde são mostrados objetos, fotos e documentos sobre a história da erva-mate no Paraná. ?Lá o visitante aprende como a erva-mate era beneficiada para o consumo do chá-mate e chimarrão?.
A Casa Andrade Muricy apresentará o projeto Rumos Itaú Cultura Artes Visuais, onde serão realizadas entrevistas com artistas locais entre os dias 19 e 21 de maio. A responsável pelo projeto nas regiões Sul e Centro-Oeste, Cristiana Tejo, afirmou que pretende fomentar e diagnosticar a arte contemporânea brasileira através deste mapeamento por meio das entrevistas. No Museu Alfredo Andersen, estarão expostos desenhos de crianças feitos a partir do Projeto Andersen na Escola. Segundo a diretora do museu, Angela Piroteli, as escolas foram convidadas a visitar o museu e cada criança recriou uma pintura. No dia 18 os desenhos estarão expostos e será eleita a melhor reprodução, a partir das 19h.
Serviço: Casa Andrade Muricy fica na Rua Dr. Muricy, 915, telefone: 321-4786. Museu Paranaense, Rua Keller, 289, telefone: 304-3300. Parque Histórico do Mate, Rodovia 277 Km 17 – Campo Largo, telefone: 304-3330. Museu Alfredo Andersen, Rua Mateus Leme, 336, telefone: 323-5139.
6.º Encontro de Museus do Paraná
Do dia 1.º a 4 de junho, Cascavel, situada no oeste do Estado, sedia um encontro entre museus paranaenses, que visa deflagrar os trabalhos dos museus a nível nacional. Para tanto, estarão presentes representantes das principais instituições museológicas do Estado, Ministério da Cultura e profissionais espanhóis, atuando no Brasil por meio de um convênio que propõe uma ajuda financeira ao sistema de museu nacional.
Segundo a coordenadora do Cosem, Clarete Maganhoto, a Espanha está intercedendo na área museológica nacional. ?Eles fizeram um trabalho no Rio de Janeiro e estão disponibilizando verbas para os museus brasileiros se informatizarem. Esse convênio irá até o final de 2006?, afirmou.
Durante o encontro, cada museu preencherá uma ficha descrevendo seu estado geral de funcionamento, para que se forme um sistema completo, com as reformas que cada local precisa. Serão realizadas quatro oficinas e quatro palestras. Entre as oficinas estão: documentação museológica, conservação de acervo documental, conservação arqueológica e museografia: montagem de exposições. As palestras serão ministradas por José Nascimento Júnior que falará sobre o sistema nacional de museus, com objetivo de catalogá-los; o museólogo Mário Chagas; o diretor da Fundação Cultural de Santa Catarina, Edson Machado, que abordará a descentralização dos museus, e Denise Studart, museóloga carioca que fará palestra sobre o museu e o diálogo com a sociedade. O encontro ainda contará com a presença do Projeto Paraná Fazendo Arte, que levará a música de raiz para os eventos. (D.S.T.)