O Museu Paranaense, localizado no Alto São Francisco, em Curitiba, completa 133 anos de criação. Em comemoração, uma extensa programação cultural, envolvendo música, palestras e exposições, será colocada à disposição do público.
As festividades tiveram com um recital de música e câmara. Hoje, dia oficial do aniversário, irá ocorrer a abertura da exposição O encantamento primaveril nas obras dos Irmãos Kozák, com 20 aquarelas e pinturas com os temas florais e da Serra do Mar; e a palestra Museus e patrimônio cultural, às 19h, proferida pelo museólogo e historiador Lineu Bley.
No sábado, às 15h, acontece a projeção de um documentário sobre a Serra do Mar, filmado em 1940, por Vladimir Kozák. A projeção será seguida de um debate. Todos os eventos têm entrada franca.
“O Museu Paranaense é o mais antigo do Paraná e o terceiro mais antigo do Brasil (atrás do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e do Emilio Goeldi, em Belém do Pará). A programação de aniversário é um presente à população e pode ser apreciada pelo público em geral”, comenta o diretor do Museu Paranaense e doutor em História, Euclides Marchi.
O museu foi idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Cândido Murici. Foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte (atual Praça Zacarias), com um acervo de seiscentas peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas.
Em 1882, transformou-se em órgão oficial de governo. Ao longo de seus 133 anos, teve sete sedes. Está em sua sede definitiva – o Palácio São Francisco, um casarão construído no ano de 1928 com 4.700 metros quadrados – desde 2002.
Atualmente, o museu desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia, História e Numismática. “Do ponto de vista histórico, o museu tem um dos acervos mais valiosos do Brasil. Ele conta com cerca de 400 mil peças, sendo algumas bastante antigas (de até 8 mil anos atrás) e outras deste início de século XXI. Além disso, detém o acervo do antigo museu David Carneiro, que foi adquirido pelo governo do Estado em 2004”, diz Euclides.
O Museu Paranaense fica na rua Kellers, 289, próximo às ruínas de São Francisco. Está aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos, das 11h às 15h, sempre com entrada franca. No período da noite, realiza visitas agendadas.