Em nova montagem, o Museu Oscar Niemeyer (MON) está exibindo cerca de 40 obras, assinadas por 20 artistas, pertencentes ao acervo da instituição. A mostra é resultante da política adotada pela atual administração de valorização e difusão da arte paranaense.
A diretora-presidente do MON, Maristela Requião, tem como meta fazer com que parte das 2 mil peças que compõem o acervo esteja freqüentemente exposta no Museu e em outras instituições parceiras. "Queremos que o público conheça nosso acervo, que é significativo, e a arte paranaense. Admiro e considero todos os artistas que contribuíram para construir a história das artes no Paraná", afirma a diretora-presidente do MON.
Alfredo Andersen, o primeiro acadêmico paranaense, Fernando Velloso, Arthur Nísio, Helena Wong, Uiara Bartira, Jussara Age, Eliane Prolic, Jeferson César e o escultor João Turim são alguns dos artistas do Estado, cujas obras integram o acervo em exposição. Também estão presentes obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente como Tomie Ohtake, Carlos Ianelli e Jean-Baptiste Pigalle (1714-1785).
Periodicamente, as obras são deslocadas internamente entre os espaços disponíveis do Museu e novas peças são exibidas, em substituição daquelas que ficaram por algum tempo expostas. As exposições do acervo são realizadas pela Assessoria de Acervo e Conservação do MON, sob a responsabilidade de Suely Deschermayer, que assina a curadoria dessas mostras.
O acervo inicial do MON surgiu com as obras vindas do Museu de Arte do Paraná (MAP) e com o acervo do extinto Banco do Estado do Paraná (Banestado), que aos poucos está sendo ampliado com novas aquisições. Em sua coleção completa figuram importantes artistas paranaenses e nacionais de diversos movimentos. Além das obras presentes, há outras assinadas pelos paranaenses Guido Viaro, Theodoro De Bona e Miguel Bakun, somadas às de Oscar Niemeyer, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Caribé, entre outros.
Serviço – Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico CEP: 80530-230 – Telefone: (41) 350-4400