Museu Oscar Niemeyer apresenta exposição de Estanislau Traple

01.jpgEntre os mais destacados mestres da pintura no Paraná, Estanislau Traple (1893 ? 1958) teve seu nome consagrado pela profunda dedicação ao desenho e à pintura. O artista também empregou grande parte de seu talento no ensino artístico. E foi como mestre que Traple transmitiu o seu domínio técnico na representação de figuras, como retratos e nus, seus gêneros prediletos.

Outra característica marcante de sua produção foi a intensa exploração dos símbolos da paisagem paranaense e  catarinense, onde viveu parte de sua vida. Com curadoria de Domicio Pedroso e Suely Deschermayer, a mostra individual de Estanislau Traple apresenta 210 obras do artista.

De acordo com os curadores, a mostra faz uma retrospectiva da produção do artista, desde o período em que era aluno de Alfredo Andersen. É consenso entre os que estudaram sua obra, que entre os discípulos e seguidores de Alfredo Andersen, Traple foi o que mais se moldou ao estilo do mestre. Andersen é considerado o ?pai? da arte paranaense.

A exposição apresenta com ênfase os retratos e os nus, que eram seus gêneros prediletos, além de paisagens, naturezas-mortas e desenhos, nas mais variadas técnicas que utilizou como pintura a óleo e pastel. As obras foram selecionadas entre o acervo particular da família, de colecionadores e do Museu.
 
A trajetória
 
Nascido em Curitiba, em 22 de julho de 1893, Traple iniciou seu aprendizado como litógrafo. A litografia é a arte ou o processo de produzir um desenho ou caracteres em placas de zinco, alumínio e outros materiais, para depois reproduzí-los em papel. De família modesta, o artista procurou ainda muito jovem um trabalho compatível com seu talento para o desenho. Pelas hábeis mãos do litógrafo Alemão Pohl, da Impressora Paranaense, Traple aprendeu os primeiros passos da técnica artística. Ele passou a exercer profissionalmente a técnica litográfica, na mesma empresa e depois na filial de Joinville (SC).

Atraído pelo prestígio de Alfredo Andersen ele retornou para Curitiba, já aos 18 anos. Traple começou a frequentar a escola de Andersen em 1916 e a partir daí se engajou ativamente aos movimentos culturais paranaenses e nacionais. Com uma ativa participação em salões de arte conquistou dezenas de premiações.

Em 1948, ajudou a fundar a Escola de Música e Belas Artes do Paraná e foi convidado para dar aulas de pintura e desenho do gesso e do natural, duas das mais importantes disciplinas. Atividade que exerceu até o final da vida. Ele faleceu em Curitiba, em 11 de novembro de 1958.    
 
Serviço
Mostra individual de Estanislau Traple
Abertura Público: 15/03
Período de Exibição: até 10/04
Onde: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico ? CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados
(Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas pré-agendados não pagam)
Solicitação de Agendamento entre em nosso site www.museuoscarniemeyer.org.br na pasta Ação Educativa, em Agendamento

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo