Três novas exposições abrem hoje, às 19h, no Museu da Gravura, em Curitiba. A mostra individual de desenhos do artista gráfico Ricardo Humberto, a coletiva do Grupo SALA e uma seleção de obras que pertencem a acervos de museus da Fundação Cultural de Curitiba colocam ao alcance do público diferentes linguagens das artes plásticas. As exposições podem ser apreciadas até 24 de outubro.

continua após a publicidade

A mostra Arte brasileira nos acervos de Curitiba – Um percurso junto aos museus da Fundação Cultural de Curitiba reúne obras selecionadas dos acervos públicos da cidade, sob a curadoria de Daniela Vicentini e Simone Landal.

Trata-se de um recorte dos trabalhos abordados no livro Arte brasileira nos acervos de Curitiba, de autoria de Daniela Vicentini e Fernando Burjato, que será lançado na ocasião. A publicação poderá ser adquirida durante o evento e, posteriormente, na Loja da Gravura, no Solar do Barão.

Já o Grupo SALA, formado pelos artistas Dalton Reynaud, Fábio Follador, Izabella Zanchi, José Roberto da Silva, Julcimarley Totti, Lahir Ramos, Maria Lúcia de Julio e Valério Cicqueira, apresenta a coletiva O espelho e seu duplo, sob a curadoria de Izabella Zanchi.

continua após a publicidade

O crítico e historiador da arte, Artur Freitas, destaca no texto de apresentação da exposição que são “oito artistas dispostos a pensar o lugar das imagens num mundo já abarrotado de signos visuais”.

Segundo o crítico, esta tem o propósito de “revelar a alteridade da arte, de devolver ao mundo uma realidade refletida em distorcidos e imprevistos espelhos”.

continua após a publicidade

Desenhos

Em Vulvas avulsas desenhos íntimos, primeira exposição individual do curitibano Ricardo Humberto, está uma série de desenhos que o artista resgatou de seus guardados. São esboços e rascunhos aleatórios que compõem uma galeria de figuras estranhas e suas entidades íntimas, traçadas com humor amargo e sem legendas.

Serviço

Exposições no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Solar do Barão, Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro). Abertura hoje, às 19h, até o dia 24 de outubro. Entrada franca.