A Fundação Cultural de Curitiba abre na próxima quinta-feira (18), no Museu da Fotografia, uma exposição fotográfica do Senegal. Os trabalhos são de fotógrafos senegaleses que participam dos Encontros da Fotografia Africana, realizados em Bamako. A mostra chega ao Brasil por meio da Associação Francesa de Ação Artística, promotora do programa "África para Criações", e conta com o apoio da Embaixada da França e da Aliança Francesa de Curitiba.
Os Encontros de Bamako testemunham a riqueza e a vitalidade da fotografia produzida por africanos. As imagens correspondem à produção de novos autores, que primam pela criatividade e são reconhecidos com artistas fotógrafos. Eles surgiram especialmente nas décadas de 80 e 90, mostrando temas até então não representados pela fotografia do Senegal. A exposição oferece a oportunidade de conhecer a produção de quatro deles: Fatou Kandé Senghor, Aliou Mbaye, Matar Ndour e Pape Saydi.
Fatou Kandé Senghor é diretora, fotógrafa e figurinista. Estudou Literatura e Civilização, e dirigiu várias reportagens e documentários para o canal francês TV5. Seu tema predileto é a mulher africana, vista sob todas as suas facetas. Aliou Mbaye seguiu a trajetória clássica de um repórter fotográfico até chegar aos principais jornais nacionais (Dakar Soir e La Nouvelle). Atualmente é fotógrafo da Agência Panamericana de Imprensa (Panapress), para a qual realizou um trabalho, apresentado nessa expsoição, sobre a luta senegalesa, esporte tão popular quanto o futebol. Os combates são ocasião de grandes cerimônias.
Matar Ndour é fotógrafo desde os 16 anos. Cobriu cerimônias familiares, depois se interessou pela fotografia industrial. Passou pela moda e pelo jornalismo. Dedica-se atualmente à fotografia de autor. Pape Seydi trabalha como jornalista em diversos organismos e é fotógrafo do "Scoop", diário de Dakar. Seus trabalhos já foram mostrados em várias exposições coletivas na Espanha, Noruega e Estados Unidos.
Serviço
Exposição de fotografias do Senegal
Museu da Fotografia Cidade de Curitiba ? Centro Cultural Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533)
De 18 de agosto (abertura às 19h) a 18 de setembro de 2005. De terça a sexta-feira, da 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 12h às 18h.
Entrada franca.