Curitiba recebe a quinta edição do projeto cultural Avon Women in Concert, trazendo a consagrada soprano Barbara Hendricks, principal atração do evento, acompanhada do seu convidado o tenor italiano Alessandro Safina. O concerto conta também com a Orquestra Filarmônica de Mulheres, sob regência de Cláudia Feres.
O programa privilegia a música erudita e garante ao público brasileiro a oportunidade de ver a apresentação ao ao livre de uma das mais reconhecidas cantoras clássicas em atividade no mundo. “Barbara Hendricks já esteve no Brasil, mas em apresentações fechadas. Desta vez sua voz poderá ser apreciada por um grande público”, explica Saulo Nunes, vice-presidente de marketing da Avon.
Além da atividade profissional, Barbara Hendricks traz o respaldo da sua ligação com as causas humanitárias, pois é embaixadora especial da ONU, onde desde 1997 trabalha para a Comissão das Nações Unidas para os Refugiados. E em 98, criou a Fundação Barbara Hendricks pela Paz e Reconciliação.
A soprano norte-americana mora na Suíça, já gravou mais de 80 títulos e, além da música erudita, dedica-se também ao jazz.
O tenor italiano Alessandro Safina, popularizado no Brasil graças à Vera Fischer na novela O Clone, aos 35 anos circula hoje pelo diverso mundo da música. Acaba de gravar um clip com o cantor e compositor Elton John intitulado Your Song e participou da trilha sonora de Moulin Rouge. Apesar deste tenor italiano, que cresceu cantando Puccini, estar mais do que atento às diferenças entre os dois estilos, ele crê que ambos carregam a mesma energia. “Não é fácil criar algo novo. É um tipo de música pop clássica, cuja alma é bem italiana”.
A direção artística do Projeto Cultural Avon Women in Concert este ano está a cargo do maestro Júlio Medaglia, que também foi o responsável pela terceira edição que trouxe a cantora Sarah Brightman.
Cláudia Feres, convidada pelo maestro para reger este concerto, é regente da Orquestra de Câmara de Jundiaí. “Estamos valorizando as musicistas brasileiras e apresentando maestrinas competentes”, diz Pedro Bianco, diretor da Dançar Marketing e Comunicações, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto em conjunto com a Avon e pela produção dos espetáculos.
***
Apresentação única amanhã, na Pedreira Paulo Leminski, às 21h, com entrada franca. Haverá edição também em São Paulo, no domingo, e em Brasília, na segunda, dia 30.