Muitas estreias nos cinemas no início do ano

Nas telonas dos cinemas de Curitiba o ano começa com algumas estreias de filmes que estão bem cotados para o Globo de Ouro 2010, cuja premiação vai acontecer no dia 17 deste mês.

Nas próximas semanas, quem quiser pegar um cineminha pode conferir produções como Amor sem escalas, comédia com George Clooney, e Nine, mais um musical do qual Nicole Kidman faz parte, junto com Penélope Cruz.

Nine é baseado em uma produção antiga de mesmo nome que, por sua vez, foi inspirada em uma das obras mais famosas do cineasta Federico Fellini, 8 e 1/2. Aos apaixonados pelas histórias de um dos detetives mais famosos de todos os tempos, Robert Downey Jr. encarna Sherlock Holmes na mais nova adaptação para os cinemas, que vem carregada de ação e de um tom de “galã” para o personagem.

Tim Burton apresenta versão própria de Alice no País das Maravilhas.

Para as crianças, o começo do ano traz Onde vivem os monstros, adaptação do livro infantil escrito por Maurice Sendak. A obra narra as aventuras de Max, garoto de forte personalidade que foge de casa após uma briga com a mãe e que acaba penetrando em um mundo imaginário da misteriosa floresta Wild Things.

Em fevereiro, um dos filmes mais aguardados é O Lobisomem, do diretor Joe Johnston, com Benicio Del Toro e Anthony Hopkins, refilmagem de um dos clássicos de terror da Universal Studios, junto com Drácula e Frankestein. Chega também a nova comédia dos irmãos Coen, Um homem sério.

Adiada por alguns meses (inicialmente o lançamento estava previsto para 2009), a nova produção de Martin Scorcese, Ilha do medo, é um filme policial estrelado por Leonardo DiCaprio, agente federal que investiga o desaparecimento de uma assassina, nos anos 1950s. A perseguição se transforma em prisão quando ele viaja para Shutter Island, ilha localizada em Massachusetts, de onde não consegue sair.

O nacional Chico Xavier conta a história do ícone da doutrina espírita.

Tim Burton apresenta, em abril, uma produção já imensamente comentada: sua versão de Alice no País das Maravilhas, mais uma vez em parceria com Johnny Deep, no papel de Chapeleiro Maluco, que também será exibido em 3D.

A produção se propõe diferente de todas as outras já feitas para o cinema baseadas na história, segundo o próprio diretor, que já afirmou que nenhum dos filmes anteriores sobre Alice tiveram um grande apelo para ele.

O diretor Oliver Stone traz ao público sua continuação de Wall Street, lançado em 1987, com a nova cara que as bolsas de valores assumiram ultimamente mundo afora.

Novas versões de filmes de terror que ganharam as telas nos últimos anos não vão faltar, com Halloween 2, Rec 2, A hora do pesadelo e Premonição 4, agora em 3D.

Também não poderiam faltar as sequências de dois filmes “febre”, principalmente entre o público pré-adolescente: a continuação de Crepúsculo e a primeira parte de Harry Potter e as relíquias da morte. Durante as férias do meio do ano, o destaque para as crianças fica para um novo longa de Shrek, desta vez em 3D: Shrek para sempre.

Temas de sucesso na produção nacional

De produção brasileira, logo nos primeiros meses do ano, chegam dois filmes de ação, envolvendo disputa entre policiais e traficantes, “a la” Tropa de Elite: Segurança nacional e Federal. Segurança nacional, de Beto Carminatti, tem Thiago Lacerda, Ângela Vieira e Milton Gonçalves no elenc,o.

Com Selton Mello, Federal, de Eryk de Castro, trata de um perigoso traficante que se instala em Brasília, assustando a população. Teremos também uma nova biografia de uma personalidade nacional. Dirigida por Daniel Filho, a história de Chico Xavier é contada no filme que leva o nome do maior representante da doutrina espírita no Brasil.

Já em Insolação, em uma cidade vazia, castigada pelo sol, jovens e velhos confundem a sensação febril da insolação com o início delicado da paixão. Como espectros, eles vagam entre construções e descampados em busca do amor inalcançável.

O filme tem no elenco nomes como Paulo José, Simone Spoladore e Maria Luisa Mendonça. Entre os documentários nacionais, chega Sequestro, filme para o qual a equipe de filmagem acompanhou durante quatro anos as investigações da até então sigilosa

Divisão Anti-Sequestro de São Paulo, período no qual 386 pessoas foram sequestradas naquele estado. Um dos atores mais presentes nos cinemas será Caio Blat, que aparece em três produções brasileiras deste ano, Histórias de amor duram apenas 90 minutos, Um dia e As melhores coisas do mundo. Até agora, outras produções confirmadas para este ano são Sonhos roubados e Desenrola. (LC)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo