Muitas cores e desfiles vibrantes no São Paulo Fashion Week

Quem fez as honras da casa e abriu a 21ª edição do São Paulo Fashion Week, na última quarta-feira, foi o estilista Ricardo Almeida, que trouxe, como sempre, o melhor e mais belo casting masculino. O estilista mostrou um verão de vestir livre. Em que os homens se libertam do formalismo, das amarras e encaram peito de fora, colares, lenços esvoaçantes e tons pastel a nova estação. "Imagine", do John Lennon, ecoa por entre as árvores e folhagens do cenário. Um verdadeiro bosque dentro da Bienal, que segundo o estilista preferiu não depender da previsão do tempo e resolveu montar tudo ali mesmo. Tudo isso sem esquecer o peculiar estilo Ricardo Almeida de vestir os homens. Os hippies da década de 60 servem de inspiração, mas as tendências do guarda-roupa masculino são todas contemporâneas: calças retas e justas e, principalmente, mais curtas; paletós de dois botões também mais curtos no comprimento e nas mangas; e coletes. Ah! As gravatas estão em extinção.

Divulgação
Alexandre Herchcovitch (Masculino)

Outro desfile que deixou o público babando foi o de Alexandre Herchcovitch. Alguns fashionistas dizem até que foi o mais vibrante de toda a história de sua grife. Ele abalou as estruturas no primeiro dia do SPFW Verão 2007. Apaixonado pelas cores e formas, ele partiu de referências africanas e mostrou um streetwear de grande sofisticação, com um excelente trabalho de estamparia. Xadrezes, listras e florais se misturavam com incríveis efeitos óticos. O padrão criado com desenhos de giletes é surpreendente e, em algumas peças, foi construído sobre os tecidos com um meticuloso trabalho de aplicação de miçangas. Ainda na África, a Zoomp caminhou pela paisagem árida do livro ?Farm?, de Jack Nickerson, e encontrou rara beleza nas fotos que retratam o estilo dos trabalhadores nas plantações de cana-de-açúcar e chá da África do Sul, Botswana e Moçambique. O jeans é nublado e envelhecido e as calças aparecem bem juntas ao corpo, destacando a silhueta seca do homem e da mulher. As cores da coleção são o branco, off-white, azul do céu, prata e cinza. As saias e bermudas vieram em comprimento mini para poder suportar o calor do verão brasileiro. Praticamente todos os desfiles estão mostrando muitos acessórios, principalmente colares longos.

Desfalque no SPFW

Divulgação
Sais, outra marca de
sucesso de Amir Slama.

A Rosa Chá, uma das marcas mais tradicionais de moda praia do país, deixa a passarela do SPFW para desfilar apenas em Nova York. Segundo Amir Slama, estilista da marca, estava muito cansativo fazer dois desfiles similares, com as mesmas roupas, mesmo corte de cabelo e até as mesmas modelos. Agora desfila apenas a irmã mais nova da Rosa Chá, a grife Sais. O desfile da Sais, que aconteceu na quarta-feira, fez uma viagem musical pelos anos 60. Cores vivas, influências musicais e náuticas formam os pontos fortes da coleção. Os florais ganharam destaque e apareceram em várias versões. Os biquínis estão mais comportados e os maiôs mais cavados. O grupo carioca O Estúdio, especializado em design e moda, veio também para preencher o vazio da Rosa Chá e promete transformar seu desfile em um espetáculo multimídia. Quem também ficou de fora do calendário de moda paulista, foi o estilista Marcelo Sommer, que foi demitido da sua própria grife. A grife de nome Marcelo Sommer, porém, ainda existe, mas quem a dirige agora é Thais Losso -a catarinense AMC Têxtil que comprou a marca em 2004 e demitiu o estilista. A coleção de verão do grupo foi mostrada no último Fashion Rio. Por outro lado, reforçam o time dois estilistas portugueses convidados por Paulo Borges: Miguel Vieira e Anabela Baldaque.

A casa maluca do estilista Marcelo Sommer

A iconografia, o universo pessoal e as maluquices do estilista Marcelo Sommer são tema de mostra A Casa Maluca do Estilista Marcelo Sommer, que abriu para convidados na terça, dia 11, e para o público na quarta, dia 12, na House of Palomino. A idéia da exposição é traçar uma retrospectiva dos dez anos de carreira do estilista, com fotos, objetos de sua casa, vídeos, partes de cenários e lojas, roupas e supresinhas. "É o fim de um ciclo no meu trabalho. A história daqui pra frente é outra", diz Marcelo, que fez fazendo hora extra na House para acompanhar a montagem.

Angélica desfila no SPFW

Divulgação
Cori mostrou seu verão 2007.

Inspirada pelos anos 20, com algumas cinturas mais deslocadas para baixo, formas mais soltas, muito chiffon, franjas, estampas aquareladas e brilhos de canutilhos – tanto em preto como coloridos -, a Cori mostrou seu verão 2007 no segundo desfile desta quinta (dia 13), no São Paulo Fashion Week.

A marca continua vestindo mulheres adultas, com peças mais comportadas e clássicas, mas sempre com algum toque de contemporaneidade dado por Alexandre Herchcovitch, diretor criativo da Cori.

24 looks. Com este discurso direto, Pedro Lourenço mostrou nesta quinta-feira suas idéias para o verão 2007 e dá um tempo em sua participação de dois anos no calendário do SPFW. O estilista migra para Paris, onde pretende cursar escola de Belas-Artes e ampliar seus horizontes. Talvez seja uma boa hora para retirada estratégica. Aos 15 anos, Pedro mostra boa técnica, mistura sofisticação e sensualidade (coisa para poucos!) e tem faro fino para criar imagens de moda ultra-contemporânea.

Divulgação
Angélica foi o destaque no
desfile de Carlos Tufvesson.

O carioca Carlos Tufvesson, que deu um tempo na edição de inverno 2006, voltou a passarela do SPFW e apostou no seu jeans versão ultra-chic. Em seu desfile, que teve a apresentadora Angélica como destaque, Carlos Tufvesson trouxe peças com muita luminosidade e passou longe do fundamento streetwear. "Ainda falta muito tempo para fechar o conceito de apresentação, mas posso adiantar algumas idéias: venho com uma imagem de mulher mais forte, tem uma referência muito de geometria em minha cabeça e quero uma coleção menos romântica, deixando o look longo e solto de lado", conta o estilista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo