A presença do ator Selton Mello, como mestre-de-cerimônias do 10.º Video Music Brasil é prenúncio de momentos criativos numa festa que costuma ser monótona, como toda entrega de prêmio, e muitas vezes involuntariamente cômica. Tanto é que, em sinal de autocrítica, a produção vai exibir uma retrospectiva dos maiores micos da festa desses anos todos – o que já garante a diversão. Um dos melhores atores de sua geração Selton, já deu mostrar de sua desenvoltura ao improvisar em participação da cerimônia no ano passado. Na festa de hoje – que a MTV transmite ao vivo -, ele também vai anunciar duas premiações especiais em categorias inusitadas: Sujeito Prolixo (VT com os agradecimentos mais chatos de todos os VMBs) e Figurino, com os modelitos mais esquisitões.
A entrega do VMB sempre primou pela tentativa da atitude engraçadinha, mas nem sempre surtiu efeito. Ou o mestre-de-cerimônias não tinha jogo de cintura para isso – caso de Carlinhos Brown em 1998, de Luana Piovani em 2000 e de Fernanda Lima, que proporcionou momentos embaraçosos em 2002, mas melhorou no ano passado. Há quem culpe os próprios apresentadores pelos micos, mas sabe-se que na maior parte do tempo eles seguem um roteiro.
Os maiores concorrentes deste ano são O Rappa e Marcelo D2 (com sete indicações cada um, seguidos de Pitty, seis), Skank e Sandy & Junior (ambos com cinco). Nesses dez anos de VMB, O Rappa e D2 colecionam o maior número de indicações. O grupo liderado por Marcelo Falcão levou 11 troféus.