Sob a ótica curiosa de um produtor japonês radicado em Nova York a música brasileira prova mais uma vez sua capacidade de trafegar com brilho em qualquer território da World Music. É a coleção de quatro CDs com César Camargo Mariano, Romero Lubambo, Pamela Dirggs e Daniela Spielmann.

Atsushi “Sushi” Kosugi, o produtor, considera a bossa nova, o choro e o samba “ritmos sofisticados que expressam uma cultura forte. Como não conseguia descrever o que sentia com apenas um álbum, tive que produzir quatro CDs juntos, pois cada um deles tem um ângulo diferente da música brasileira”. O selo Aosis lançou os álbuns no Japão e a gravadora Rob Digital os traz agora ao Brasil, reunidos sob o manto do projeto Música Brasileira na Fronteira do Jazz.

Nova Saudade é o CD de Camargo Mariano, gravando entre Nova York e Rio de Janeiro. “Adorei gravar este álbum misturando elementos e músicos do jazz com a música brasileira”, disse César. O disco traz além de composições próprias, duas canções de Tom Jobim, uma de Ari Barroso e a famosa The Shadow of Your Smile, esta com uma exuberante interpretação do pianista. Destaque também para o clarinete de Paquito D’Rivera em especial no clássico Chega de Saudade.

O fraseado sofisticado do violão de Romero Lubambo recebeu o sugestivo título de Brazilian Routes. Romero, considerado por Wynton Marsalis um dos maiores violonistas do mundo em recente entrevista ao The New York Times, mescla músicas de sua autoria com um naipe variado de compositores, passeando com idêntica fluência por standards de Cole Porter, Bobby Troup, Johnny Alf e Henry Mancini. Segundo Romero Brazilian Routes descreve a maneira como vivo minha música. Qualquer que seja o resultado alcançado, a influência brasileira está sempre presente.”

Em Brazilian Breath, a saxofonista carioca Daniela Spielmann recria composições de Pixinguinha, Dori Caymmi, Chico Buarque, Jacob do Bandolim e até um Tico Tico no Fubá de Zequinha de Abreu totalmente revigorado. Além de arranjos feitos pela própria Daniela, o disco reuniu nomes de peso como Leandro Braga, Marco Pereira e Vittor Santos.

Midnight Sun fecha a coleção apresentando a voz envolvente de Pamela Driggs, a única estrangeira neste seleto grupo. Pamela no entanto sempre foi fascinada pela música brasileira. Depois de uma temporada no Brasil aprendendo a falar português, passou a morar em Nova York onde conheceu e casou com Romero Lubambo. Sua afinidade com nosso repertório fica evidenciada em lindas interpretações de Você e Eu, de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes, e Uma Canção Sem Tom, de César Camargo Mariano. Ela coloca muita bossa também no impecável repertório jazzístico.

Paisagens brasileiras

A série Música brasileira na Fronteira do Jazz tem ainda outra surpresa: o CD Paisagens Brasileiras, do violonista, arranjador e compositor Sérgio Brandão, que mora em Boston e teve sua música destacada na trilha do filme Next Stop Wonderland.

A música de Sérgio Brandão, rotulada nos Estados Unidos de mistura de folk e jazz com ritmos brasileiros, tem recebido críticas elogiosas de importantes publicações como Guitar Magazine, Boston Herald, Jazz Times e Bossa. O programador Ron de La Chiesa, da estação de rádio WGBH-Boston, declarou que a Manga Rosa “é uma das melhores bandas latinas da atualidade”. Já Catherine Salmons, do Boston Phoenix diz que Paisagens Brasileiras está “além do apelo étnico; são melodias urbanas com um domínio impecável dos idiomas contemporâneos do jazz”.

Sua sonoridade passa tanto por xote, baião e maracatu, como pelas batidas e harmonias do choro, samba e bossa nova.

O CD Brazilian Landscapes/Paisagens Brasileiras é o resultado de uma vivência musical agrupada no projeto Manga Rosa, que completa dez anos de estrada. Com sua banda multinacional formada por Fernando Brandão (flauta), Mattan Klein (flauta alto), Anat Cohen (clarineta e sax), Avishai Cohen (trumpete), Alon Yavnai (piano), Fernando Huergo (baixo) e Steve Langoni (bateria), Sérgio apresenta-se freqüentemente no circuito dos clubes de Boston, onde ganhou o Best Music Poll 2000, o prêmio mais importante da cidade, na categoria de world music.

continua após a publicidade

continua após a publicidade