O Movimento Elefantes, coletivo que reúne dez big bands, lançará em junho o primeiro disco de seu selo. A banda escolhida para estrear o selo independente é o “Projeto Meretrio”, mesmo nome que leva o disco, em cujo verso há uma importante dedicatória do mestre Roberto Sion. “Música consciente, plena de surpresas, meio Kurt Weill, meio Mingus (Charles Mingus), tentando se libertar da tirania ‘jazzística’, sem deixar a criatividade. É isto que nos mostram Emiliano e seus companheiros.”

continua após a publicidade

O mestre está se referindo a Emiliano Sampaio, guitarrista, 25 anos. O moço é formado em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), faz pós-graduação também em Campinas, e fica sem jeito com o elogio do Sion. É dele a maioria das composições da banda, que nasceu como trio, e ampliou o espaço sonoro para os metais.

“A tradição de big band vem da música americana. Mas a gente sai dessa vertente. Tem até a música ‘De jazz em jazz’ no disco, que passa por vários estilos do jazz. Mas tem música brasileira, tem música que parece trilha de cinema, tem coisas mais regionais. Tem coisas de vários ambientes, passeia por vários gêneros.” Mas e a comparação com Mingus? “É que o Mingus trouxe para o jazz influências da música africana, mesclou o jazz com a música erudita.”

Lançamento

continua após a publicidade

O show de lançamento será realizado no dia 27 de junho, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Segundo Vinícius Pereira, contrabaixista da banda Coisa Fina e um dos produtores do Movimento Elefantes, a ideia do selo surgiu porque as bandas perceberam que ainda é preciso um produto material, no caso o CD, para ganhar aceitação do público.

“E vamos unir forças. Cada mês, todas as bandas estarão empenhadas em divulgar o disco de uma só banda. Ao invés de uma banda sozinha dar cara pro mundo, todas as bandas vão ajudar num único lançamento no mês.” O disco será distribuído pela Tratore, será vendido em lojas e nos shows das bandas.

continua após a publicidade

Serviço

Museu da Casa Brasileira. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705. Terraço.

Projeto Meretrio – 27 de junho, domingo, às 11h. Duração: 120 min.

Capacidade: 230 lugares. Grátis. Vagas limitadas, por ordem de chegada.

Estacionamento: Domingos e feriados: R$ 10.

Próximos lançamentos: Banda Jazzco (25/07), Projeto Coisa Fina (29/08), Big Band da Santa (26/09), Banda Urbana (31/10), Reteté Big Band (28/11).