Um dos mais importantes cineastas do Cinema Novo alemão será homenageado na mostra “Wim Wenders – Imagens que Obedecem”, de 14 a 21 de setembro na Caixa Cultural. “Paris, Texas” e outros 15 filmes do diretor serão exibidos, além de um documentário sobre a sua obra. Haverá uma palestra após a sessão das 18h no sábado (17), com o crítico de cinema Aristeu Araújo.

continua após a publicidade

O título da mostra – que acontece simultaneamente em Curitiba, no Rio de Janeiro e em São Paulo – parte de uma opinião do próprio cineasta quanto ao status das imagens cinematográficas, principalmente as do mundo contemporâneo. “Ele acredita que sofremos de uma overdose de imagens banais. Trazendo isso para dentro do cinema, ele defende que as imagens não devem ser gratuitas, mas devem servir à uma narrativa”, explica a curadora Ana Alice de Morais.

Entre longas, curtas e conteúdo para TV, Wenders realizou mais de 40 obras, quantidade que tornou difícil a seleção de quais filmes exibir. Um agravante, conta Ana Alice, foi que a distribuidora alemã vetou a exibição de alguns títulos, sem maiores explicações.

Dentro das condições impostas, a curadora decidiu exibir títulos da década de 70 aos anos 2000, que pudessem traçar um panorama da carreira de Wim Wenders, relembrando os seus clássicos e trazendo alguns títulos que não tiveram distribuição no Brasil. “Das eventuais lacunas procuramos nos redimir com o conteúdo do catálogo que, por exemplo, dedica todo um capítulo na análise dos diários filmados, que não são exibidos na mostra”, afirma.

Serviço:

Wim Wenders – Imagens que Obedecem.
Caixa Cultural.
Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba.
Data: de 14 a 21 de setembro de 2011.
Horário: Consultar a programação.
Ingressos: R$ 5 e R$ 2,50. A sessão seguida da palestra que acontece sábado às 18h é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria a partir das 17h. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h).

 

continua após a publicidade