Mostra ?Transição? abre nesta terça-feira em Curitiba

Figuras humanas e a natureza caracterizada por belíssimas borboletas, todos os elementos compostos com uma paleta de cores vivas, é a marca das obras de Nelson Josefi. A exposição ?Transição?, que abre nesta terça-feira (27), às 18h30, no Hall da Secretaria de Estado da Cultura (rua Ébano Pereira, 240), traz 10 pinturas com formatos que variam de 0,21 x 0,31 a 0,90 x 120 m. As peças são resultado da experiência do artista em um ramo profissional quase inexistente atualmente no mercado de trabalho: o pintor publicitário.

Natural de Laranjeiras do Sul (PR), Josefi reside atualmente em Cascavel, mas sempre carregou em suas obras a visão privilegiada da natureza daqueles que vivem em cidades interioranas. ?Transição reflete os valores de minha infância produtiva e feliz nos verdes campos paranaenses, em harmonia com o meu próprio eu?, conta o artista.

A longa experiência com a pintura publicitária – iniciada na década de 70 e aperfeiçoada em várias empresas – traçou o caminho do autodidata até as telas em acrílica e lápis de cor hoje expostas. ?Busquei mostrar meus traços peculiares, resgatando elementos que utilizava como pintor publicitário?, explica. A profissão encontra-se praticamente extinta. ?Vivemos no mundo da informática e a pintura artesanal foi ficando para trás na publicidade?, aponta.

As obras trazem muito presente a figura humana, destaque para os olhos em formato de peixe, simbolizando a essência da vida. Os rostos estão dispostos sempre lateralmente, com o intuito de remeter à espiritualidade humana, às ?coisas que não se podem ver?. Outras pinturas retratam borboletas, numa tentativa de resgate da natureza. ?A borboleta é uma pintura voadora, chama a atenção por suas cores?, comenta o artista.

Nelson Josefi já participou de diversos salões de arte, exposições individuais e coletivas no Paraná e no exterior. Recebeu premiações no 8° Salão do Grafite, em Campo Largo; na Mostra de Fotografia de Cascavel, além do Prêmio Indicação Sala Miguel Bakun (Curitiba) e do Prêmio Aquisição Governo do Estado do Paraná, na 14° Mostra Cascavelense de Artes Plásticas.

Serviço:
?Transição?, pinturas de Nelson Josefi. Curadoria de Luiz Carlos Brugnera e montagem de Marcos Coga.
Hall da Secretaria de Estado da Cultura
Rua Ébano Pereira, 240. Informações: (41) 3321-4701
A exposição permanecerá aberta até 30 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Entrada franca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo