A I Mostra da Cidadania será promovida pela Casa do Teatro de 27 e 31 de julho, reunindo os trabalhos artísticos produzidos por crianças e adolescentes atendidos pelo projeto ?Teatro e Cidadania: atenção e prevenção em rede a crianças e adolescentes sem situação de exploração sexual comercial em Foz do Iguaçu?. O programa tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT-IPEC).
Serão apresentados criações artísticas de artes plásticas, cultura hip hop (dança de rua e grupos musicais), teatro, percussão, desenvolvimento pessoal e brinquedos e artesanatos. A Mostra irá percorrer um roteiro que inclui espaços culturais, associações comunitárias, escolas e logradouros públicos de toda a cidade.
Durante seis meses, quase mil jovens em situação de vulnerabilidade social ou de exploração sexual comercial, de cinco regiões populares do município, receberam oficinas arte-educativas gratuitas, e participaram de atividades de estímulo à educação formal e não-formal, através do Clube das Letras, visando a freqüência escolar e o incentivo à leitura.
Os centros artísticos estão localizados nas regiões do São Francisco, Porto Meira, Três Lagos, Cidade Nova e na sede da Casa do Teatro, no centro da cidade.
O projeto formou ainda vários grupos artísticos, já em atuação, projetando desta forma, perspectivas de inclusão social e cidadania, através da criatividade e da sensibilidade proporcionadas pela arte.
Como explica Arinha Rocha, diretora da Casa do Teatro, a arte constitui-se num instrumento de resgate da cidadania, de inserção social e de promoção da cidadania. ?Quanto incentivamos o sonho e a imaginação de nossos jovens, estamos plantando a semente de um mundo novo, fraterno e solidário?, defende.
O projeto Teatro e Cidadania é executado pela Casa do Teatro, no contexto de respostas civis ao enfrentamento e prevenção da violência sexual infanto-juvenil e está inserido no Programa Acordar, que envolve, além da Casa do Teatro, a Fundação Nosso Lar, Núcleo de Ação Solidária à AIDS e Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, com o apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Itaipu Binacional e OIT/IPEC.
Dentro do Programa Acordar, cada instituição desenvolve um projeto específico. A Casa do Teatro atua na área da arte-educação; o Programa Família Saudável, da Fundação Nosso Lar, oferece atendimento terapêutico individual, familiar, de grupo e comunitário, além de apoio psico-social às famílias atendidas pelo Programa.
O Nasa, por sua vez, desenvolve o Programa ?Vê se me entende?, responsável pelo primeiro contato com as crianças e adolescentes em situação de risco e a SCNSA responsável pelo atendimento preventivo e médico, através do Poliambulatório e ações voltadas à educação, cultura, arte, esporte e lazer, através do Centro de Atenção Integral ao Adolescente.
Também integram o programa o CEDEDICA (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), que atua na área da proteção jurídica e o Programa Sentinela, que atende crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual comercial, através de denúncias.
Programação:
· Coquetel de Abertura da I Mostra da Cidadania
Local – Sala Antônio Cabral de Mendonça (Fundação Cultural)
Data: 27 de julho, 19:30 h
· Lançamento da Exposição de Artes Plásticas ?Sonhos em cores?
Local: Sala Antônio Cabral de Mendonça (Fundação Cultural)
Data: 27 de julho, 20:00 h
A exposição estará disponível à visitação entre os dias 27 e 29 de julho
· Formatura da 1ª Turma de Alunos das Oficinas de Desenvolvimento Pessoal
Local: Shopping Mercosul (Praça da Alimentação)
Data: 28 de julho, 20 h
· Espetáculo Musical
Apresentação da peça teatral ?O guarda-chuva mágico do palhaço?
Local: Anfiteatro Elias Hauagge (Faculdade UDC)
Data: 29 de julho, 20 h
· A Praça em Movimento
Espetáculos circenses (Troupe Circense Circo da Casa), apresentações de hip hop (DJ, B-boy, Grafite e MC`s), dança de rua (Companhia de Rua), música, exposições, artesanato e literatura Local: Praça do Mitre
Data: 31 de julho, 16:00 h